Inteligência artificial é usada num projeto nacional para prevenir e detetar incêndios florestais

Cofinanciado pelo COMPETE 2020, o projeto FireAI – Intelligent Forest Fire Detection Solution nasce da necessidade de criar um sistema de deteção de incêndios florestais inteligente, que conjuga as vertentes de deteção altamente fiável de incêndios em fase inicial, mesmo nas mais variadas e adversas condições de terreno, atmosféricas e ambientais conjugado com uma implementação fácil, simples e, principalmente, de custo reduzido com recurso a inteligência artificial.
 
 
Em declarações ao COMPETE 2020, João Matos, diretor da unidade de negócio Bee2fireDetection na ITGest faz um ponto de situação do projeto e dos resultados já alcançados, destacando o sucesso no processo de internacionalização pois já levaram «o nosso produto e tecnologia a outras partes do mundo».
 
 
1. Testemunho | João Matos
 
João Matos, diretor da unidade de negócio Bee2fireDetection na ITGest
 
 
Tendo em conta os objetivos iniciais do projeto que eram: desenvolver uma solução de deteção de incêndios florestais de elevada eficácia, de forma a garantir a cobertura de uma qualquer área florestal, independentemente da sua morfologia, usando tecnologia baseada em Inteligência Artificial. Podemos afirmar que não só alcançamos esses objetivos, como dentro das três premissas da solução eficácia, simplicidade e custo reduzido, ultrapassamos essas metas.
 
 
Estamos muito satisfeitos com o resultado que a equipa conseguiu e podemos afirmar que temos um produto de classe mundial. Temos ainda um caminho a percorrer no que diz respeito a novas funcionalidades, temos um roadmap muito rico, e estamos não só a ter solicitações e projetos em termos nacionais, como estamos a fazer um percurso em termos internacionais, levando o nosso produto e tecnologia a outras partes do mundo.
 
Podemos informar que com este desenvolvimento fomos escolhidos para fornecedores e parceiros do projeto nacional REPLANT, projeto amplamente divulgado, como sendo um projeto que engloba a nova geração de soluções para a área florestal e onde estão envolvidos os maiores players do nosso País. Desenvolvemos e instalámos sistemas de deteção de incêndios espalhados em torres de muito alta tensão, permitindo a proteção dos ativos e fornecimento em primeira mão de dados detalhados sobre incêndios florestais na periferia dos locais de instalação. Estes sistemas usam a tecnologia de deteção que foi desenvolvida com o apoio deste projeto.
 
 
2. Apoio do COMPETE 2020
 
O projeto FireAI – Intelligent Forest Fire Detection Soluction contou com o apoio do COMPETE 2020, no âmbito do Sistema de Incentivos à Investigação e Desenvolvimento Tecnológico, envolvendo um investimento elegível de cerca de 734 mil euros, o que resultou num incentivo FEDER de cerca de 420 mil euros.
 
 
3. Links úteis
 
Leia a entrevista a Pedro Vieira, Research Director e Rui Almeida, Product R&D Specialist na Future Compta em “FireAI: o sistema de deteção (precoce) de incêndios florestais inteligente”, de 27/07/2022
 
 

02/06/2023 , Por Cátia Silva Pinto
Portugal 2020
COMPETE 2020
União Europeia