TexBION: Sustentabilidade têxtil em foco na newsletter

Pedro Silva, Head of Communication & Corporate Affairs na Tintex em entrevista na newsletter semanal do COMPETE 2030 comenta o sucesso do projeto TexBION que desenvolveu estruturas têxteis sintéticas e coloridas, produzidas a partir de matéria-prima proveniente de fontes renováveis.
 
 
1. Enquadramento
 
O TEXBION, projeto liderado pela TINTEX, destaca-se pelo seu compromisso ambiental, tornando a sustentabilidade um pilar essencial, abragendo diversas abordagens tecnológicas, como a funcionalização de polímeros e fibras de origem biológica, além do tingimento de têxteis através de métodos sustentáveis de bicoloração.
 
 
Este projeto representa uma evolução estratégica para a empresa, procurando implementar soluções inovadoras baseadas em materiais eco sustentáveis. 
Ao explorar materiais de origem natural, como os bipolímeros e corantes naturais, a TINTEX visa atender aos crescentes pedidos dos consumidores, que procuram soluções funcionais e sustentáveis. 
 
 
Este projeto não vem apenas impulsionar a inovação na indústria têxtil, mas também contribuir para a construção de um futuro mais consciente e responsável.
 
 
2. Entrevista | Pedro Silva, Head of Communication & Corporate Affairs na Tintex
 
 
2.1 Quais foram os principais desafios com que se deparam no desenvolvimento do projeto?
 
O projeto TexBION alicerçou-se na utilização de matérias-primas inovadoras para a obtenção de malhas diferenciadoras, no que se refere à sua componente de sustentabilidade. Assim, os desafios estiveram relacionados com a escolha de biopolímeros adequados, que fossem compatíveis com os processos de enobrecimento das malhas, considerando os objetivos preconizados para o projeto.
 
 
2.2 Os objetivos definidos para o projeto foram alcançados? 
 
Sim, consideramos um projeto de sucesso, uma vez que o principal objetivo foi alcançado, o desenvolvimento de estruturas têxteis sintéticas e coloridas, produzidas a partir de matéria-prima proveniente de fontes renováveis.
 
 
2.3 De entre os resultados alcançados, há algum que gostariam de destacar?
 
Um dos resultados alcançados e do qual nos sentimos muito orgulhosos prende-se com o processamento a nível industrial de uma malha produzida a partir de matéria-prima proveniente de fontes renováveis e coloridas através do nosso processo patenteado de tingimento natural. Assim, foi possível incrementar a componente sustentável do produto final, uma vez que, tanto no que se refere à matéria-prima como ao seu processamento, foram utilizados produtos/processos que correspondem ao estado da arte de sustentabilidade industrial. 
 
 
2.4 Qual o contributo do COMPETE 2020 para o percurso da Vossa empresa?
 
O COMPETE 2020 tem sido um programa estimulador do sucesso da TINTEX, porque nos permitiu alavancar competências e abordagens no desenvolvimento de projetos e na materialização de produtos diferenciadores que, de outra forma, teriam sido adiados ou desconsiderados. Dessa forma, pudemos ser mais competitivos, gerar mais valor à empresa e aos nossos clientes e cimentar a nossa posição de liderança no mercado. 
 
 
3. Apoio

O projeto foi cofinanciado pelo COMPETE 2020 no âmbito do Sistema de Incentivos à Investigação e Desenvolvimento Tecnológico, envolvendo um investimento elegível de 743 mil euros, o que resultou num incentivo FEDER de cerca de 538 mil euros.

 

4. Links

Notícia “TEXBION: Estruturas têxteis sintéticas obtidas a partir de fontes renováveis”  

Website | Tintex 

23/11/2023 , Por Cátia Silva Pinto
Portugal 2020
COMPETE 2020
União Europeia
COMPETE 2030
Portugal 2030