STVgoDigital: «Um grande primeiro passo rumo à digitalização do setor têxtil»

STVgoDigital: Digitalização da Cadeia de Valor do STV

Cofinanciado pelo COMPETE 2020, este projeto juntou um consórcio de variadas entidades no sentido de criar diversas soluções para um conjunto de desafios e oportunidades relevantes para o setor, como a sustentabilidade, a agilidade da cadeia de abastecimento e o bem-estar do trabalhador. Soluções essas que são um misto de implementação de tecnologias digitais, de novos procedimentos, modelos de negócio, novas abordagens e novos materiais. 

 

1. Testemunho João Oliveira, Digital Transition Department

O projeto mobilizador STVGoDigital – Digitalização da Cadeia de Valor do STV Transição Digital e Indústria 4.0, foi um grande primeiro passo no que é um percurso ou uma agenda de inovação que o CITEVE e o setor do têxtil e vestuário, com a liderança da empresa TMG – Tecidos para Vestuário e Decoração, S.A., encetaram rumo à digitalização. Foi uma operação que congregou mais de duas dezenas de entidades provenientes da indústria têxtil e vestuário, do setor das tecnologias de informação e entidades do sistema científico nacional.

Este esforço de inovação colaborativa resultou em soluções para áreas consideradas como estratégicas e oportunas para a transformação digital do STV, como o passaporte digital do produto, a integração digital da cadeia de abastecimento, o suporte a comunidades criativas, as microfábricas, a inteligência artificial e os dispositivos de suporte à atividade motora de trabalhadores. 

Esta iniciativa abriu a porta para um conjunto de outras iniciativas e projetos que envolvem este ativo e dinâmico ecossistema de inovação, na busca de soluções digitais inovadoras que serão um contributo para a progressiva digitalização do setor têxtil e vestuário nacional. Nesse âmbito, o destaque vai para o polo de inovação digital da moda DIGI4FASHION, e para a agenda mobilizadora TEXP@CT.

 

2. Sobre o projeto
 
Para a prossecução dos objetivos, este projeto apresenta 5 PPS (Produto, Processo, Serviços) que dá resposta a um desafio específico do setor, entre sustentabilidade, circularidade, ecossistema da moda, o bem-estar do trabalhador, cadeia de abastecimento e introdução de tecnologias de inteligência artificial.
 
  • ID Têxtil Sustentável e Circular 4.0
Desenvolveu-se uma solução inovadora para um passaporte digital de produto têxtil, proporcionando um rótulo para vestuário e têxteis-lar. Este rótulo, que pode ser impercetível ao olho humano, apresenta toda a informação sobre a sustentabilidade e circularidade do produto: quem, onde, como, com o quê e em que condições foi fabricado, permitindo a sua categorização.
 
  • Cadeia de Abastecimento 4.0
Contribuir para a integração digital de sistemas de informação, pertencentes a organizações distintas e que apresentam informação heterogénea tendo por base um sistema de comunicação baseado em mensagens, facilitando a troca de informações entre os diferentes elementos da cadeia de abastecimento têxtil foi o principal objetivo.
 
  • Ecosistema da moda 4.0 
Procuram-se alternativas para abrir o mercado da moda a outros atores, sejam criativos ou pequenos produtores, numa lógica local e mais sustentável. Assim, este PPS responde a este novo paradigma da indústria têxtil com uma solução ramificada em duas:
  • a plataforma ARTNETIC, um ecossistema digital de suporte a uma comunidade de criativos, produtores, retalhistas e consumidores, onde se trocam serviços e ideias e onde se procura dar suporte a fenómenos de moda locais e, naturalmente, de menor volume.
  • o conceito de micro-fábrica, uma instalação industrial de reduzida dimensão, dedicada a pequenas ou mesmo a séries unitárias, e centrada na tecnologia de estamparia digital.

  • Trabalhador 4.0 
Criado um exoesqueleto robotizado, um dispositivo corporal de assistência, para o auxílio aos movimentos do trabalhador do STV, nomeadamente das costureiras, de forma a aumentar o seu conforto e segurança no posto de trabalho. 
 
  • Inteligência artificial para a ITV 4.0 
Construção de uma plataforma de serviços e de partilha, à qual as PME poderão aceder para obter um conjunto de recursos que possam aplicar nos seus contextos, recorrendo a serviços baseados em IA.
 
3. Apoio do COMPETE 2020
O projeto foi cofinanciado pelo COMPETE 2020 no âmbito do Sistemas de Incentivos à Investigação e Desenvolvimento Tecnológico - Programas Mobilizadores - envolvendo um investimento elegível de seis milhões de euros, o que resultou num incentivo FEDER de cerca de 4,1 milhões de euros.
 
 
4. Links úteis
 

14/09/2023 , Por Cátia Silva Pinto
Portugal 2020
COMPETE 2020
União Europeia