Ambientes assistidos que promovam a vida ativa, segura e saudável

Dirigido à população idosa, o principal objetivo do projeto “ActiVas”, cofinanciado pelo COMPETE 2020 e liderado pela Kentra Technologies juntamente com 20 parceiros, é criar ambientes assistidos que promovam uma vida ativa, segura e saudável.
 
1. Síntese do projeto | ActiVas: Ambientes Construídos para uma Vida Ativa, Segura e Saudável
 
1.1 Âmbito
 
Cofinanciado pelo COMPETE 2020, o projeto “ActiVas” pretende dar uma resposta disruptiva aos desafios inerentes ao envelhecimento da população, concebendo um ambiente assistido – em residênciais ou hospitais - que promova uma vida ativa, segura e saudável.
 
Dirigido à população idosa, as soluções propostas terão impacto em várias vertentes: 
 
> Suporte à rede de cuidados de proximidade (apoio aos cuidadores informais na gestão das atividades diárias, web interface para preenchimento da informação dos doentes, gestão de atividades; app com informação de cariz lúdico, social).
> Promoção da funcionalidade humana através da estimulação física e cognitiva.
> Interação do espaço construído através da sua digitalização via realidade aumentada.
> Desenvolvimento ou adaptação dos materiais com integração de sensores utilizados por soluções de domótica.
> Utilização de sistemas de monitorização, mobiliário e equipamentos, dando resposta a necessidades humanas especificas.
 
1.2 Cofinanciamento 
 
O projeto foi cofinanciado pelo COMPETE 2020, no âmbito do Sistemas de Incentivos à Investigação e Desenvolvimento Empresarial (Programas Mobilizadores), envolvendo um investimento elegível de 5,2 milhões de euros, o que resultou num incentivo FEDER de 3,5 milhões de euros.
 
1.3 Parceiros 
 
> Kentra
Intellicare 
IKEA
Concexec 
Sonae 
NOS 
Aleluia - Cerâmicas 
Glintt 
Ubiwhere
Digitalwind
Neuroinova 
Inova+ 
CeNTI 
Instituto Pedro Nunes 
Universidade de Aveiro 
CTCV - Centro Tecnológico da Cerâmica e do Vidro 
Universidade de Coimbra 
Caritas Diocesana de Coimbra 
Cluster Habitat
TICE.PT
 
2. Sobre a Kentra Technologies 
 
A Kentra Technologies dedica-se à investigação, desenvolvimento e comercialização de soluções de software na área da saúde e no setor social.
 
Suportamos a nossa actuação com base em conhecimento e em experiências de implementação, com soluções inovadoras na resposta aos desafios da gestão em saúde e no âmbito da intervenção social. Desenvolvemos soluções de software, orientados à segurança, ao bem-estar e à qualidade de vida dos cidadãos e para a eficiência e sustentabilidade das organizações do setor.
 
3. Links úteis
 
Kentra Technologies 
> Website  
> Twitter  

24/03/2021 , Por Cátia Silva Pinto
Portugal 2020
COMPETE 2020
União Europeia