SlimPACK4.0: Embalagem Têxtil Inovadora e Sustentável

Cofinanciado pelo COMPETE 2020, o projeto SlimPACK4.0 revoluciona o embalamento têxtil com uma Linha Automática controlada digitalmente, integrando conceitos da indústria 4.0. Sustentabilidade, economia e eficiência destacam esta inovação na embalagem.
 
Leia o testemunho de Fabio Costantino, Marketing & Quality Manager da Albipack e fique a conhecer o percurso deste projeto inovador.
 
 
SlimPACK4.0: Sustainable packaging of textiles 4.0.
 
1. Síntese
 
O SlimPACK4.0 visa criar uma inovadora solução de embalagem para produtos têxteis. Esta Linha Automática de Embalagem Slim, controlada digitalmente e alinhada com a Indústria 4.0 e Internet das Coisas, procura otimizar o embalamento e acondicionamento, aumentando a quantidade de mercadoria embalada em paridade de volume. Incorporando novas abordagens de compactação e remoção de ar, a solução promete economias significativas nos custos de transporte.
 
Priorizando a qualidade, preserva as características do produto, como toque, hidrofilidade e aspeto visual, mantendo sua integridade física e química. Além disso, o projeto adota materiais ecológicos à base de biopolímeros, respondendo à crescente demanda por produtos sustentáveis.
 
 
2. Testemunho - Fabio Costantino, Marketing & Quality Manager da Albipack
 
 
A Albipack- Packaging Systems Solutions tem como estratégia a inovação tecnológica e a investigação, com o objetivo de alcançar soluções técnicas e tecnológicas capazes de responder aos desafios relacionados com a sustentabilidade e Indústria 4.0. 
 
Este posicionamento permitiu à empresa desenvolver projetos em estreita ligação com a indústria do setor onde ela se enquadra, assim como instituições académicas e de investigação. O Projeto SlimPack 4.0 enquadra-se nesta estratégia da empresa, sendo um dos desafios que mais aportou know-how e valor acrescentado. 
 
Este projeto – desenvolvido em consórcio com o CITEVE – Centro Tecnológico da Indústria Têxtil e Vestuário e o Grupo LASA com o objetivo de construir um protótipo – equipamento industrial de embalagem automática, que colmasse os problemas relacionados com os custos logísticos que assombram o sector têxtil, em particular os atoalhados, devido ao rácio entre o volume e o custo do produto. 
 
O projeto SlimPack 4.0, resulta da identificação de um problema logístico diretamente relacionado com o sector têxtil, aliada à oportunidade de construir um protótipo de um equipamento de embalagem, que permitisse a redução de volume dos produtos embalados, resultando num maior número de produtos embalados no interior da caixa onde são colocados. 
 
Objetivos chave que se pretendeu atingir: 
  • Redução substancial do volume do produto embalado;
  • Atoalhados embalados em material sustentável;
  • Digitalizar a solução de produção das embalagens;
  • Aumentar a quantidade de mercadoria embalada em paridade de volume;
  • Integração do equipamento (protótipo) numa infraestrutura de IoT. 
 
3. Apoio do COMPETE 2020
 
Cofinanciado pelo COMPETE 2020 no âmbito do Sistema de Incentivos à Investigação e Desenvolvimento Tecnológico, na vertente em co-promoção, o projeto SlimPACK4.0 teve um investimento elegível de 870 mil euros, correspondendo a um incentivo FEDER de 603 mil euros.
 
 
4. Links
 

14/12/2023 , Por Cátia Silva Pinto
Portugal 2020
COMPETE 2020
União Europeia
COMPETE 2030
Portugal 2030