ClinicalWoundSupport: software de apoio à monitorização e tratamento de feridas

Na newsletter semanal entrevistamos a equipa responsável do projeto ClinicalWoundSupport, cofinanciado pelo COMPETE 2020, que visa a investigação, desenvolvimento e validação de uma solução de apoio à gestão e de suporte à decisão/ação clínica para a monitorização e tratamento de feridas.
 
 
Projeto ClinicalWoundSupport: Wound Analysis to Support Clinical Decision
 
 
1. Sinopse
 
O ClinicalWoundSupport é um projeto dedicado à pesquisa, desenvolvimento e validação de uma solução que auxilia na gestão clínica, fornecendo suporte à tomada de decisões e ações para a monitorização e tratamento de feridas.
 
Esta solução de software foi projetada para atender a dois grupos de utilizadores:
 
> Uma aplicação móvel direcionada a profissionais de saúde especializados no tratamento de feridas. Ela permite a captura de imagens de feridas, acompanhadas de informações clínicas detalhadas, otimizando a monitorização das feridas, a sua caracterização e a seleção da intervenção terapêutica apropriada.
 
> Uma plataforma web voltada para gestores de unidades de saúde. Esta plataforma integra os dados recolhidos sobre a evolução das feridas, juntamente com informações sobre as terapêuticas aplicadas, facilitando a identificação das opções mais promissoras em termos de avaliação e custos de gestão.
 
Para garantir o êxito deste projeto, foi estabelecido um consórcio composto por três entidades: a promotora e líder, a F3M, juntamente com duas entidades académicas e de investigação, a Universidade Católica Portuguesa e a Associação Fraunhofer Portugal AICOS. Cada uma traz consigo competências, experiência e conhecimento técnico necessários para enfrentar os desafios científicos e tecnológicos do projeto e alcançar os avanços propostos.
 
 
2. Entrevista 
 
Entrevistamos a equipa responsável do projeto ClinicalWoundSupport, cofinanciado pelo COMPETE 2020.
 

Em cima, da esquerda para a direita:

Carla Rocha - Health Consultant . Patrícia Reis - Innovation Manager . Pedro Salgado - Health Manager . Susana Rodrigues - Health Consultant

Em baixo, da esquerda para a direita:

Miguel Ribeiro - Software Developer . Joana Pereira - UX/UI Designer . Daniela Araújo - UX/UI Designer . Kássio Luz - Software Developer

 

2.1 Quais foram os principais desafios com que se deparam no desenvolvimento do projeto?
 
O projeto ClinicalWoundSupport: Wound Analysis to Support Clinical Decision representa o projeto n.º 48922, cofinanciado pelo COMPETE 2020, tendo a sua execução encerrado a 29 de junho do ano corrente. Como principais objetivos do projeto, destacam-se a investigação, desenvolvimento e validação de uma solução de apoio à gestão e de suporte á decisão/ação clínica para a monitorização e tratamento de feridas.
 
O desenvolvimento de projetos de I&D na área da saúde é uma tarefa complexa devido à natureza crítica e sensível desta área. Um dos principais desafios deste projeto foi a regulamentação e a ética, uma vez que a investigação em saúde está sujeita a regulamentações rigorosas, como a aprovação por parte dos comités de ética, autorizações governamentais e conformidade com normas de privacidade de dados.  O cumprimento destas regulamentações foi moroso e complexo, com impacto nos resultados obtidos. Outros dos desafios esteve relacionado com o recrutamento dos voluntários que, ao longo das várias fases do projeto, foram recolhendo dados, testando e validando a solução. Dado o âmbito do projeto e a especificidade das feridas a monitorizar não foi fácil a recolha de dados. Não obstante, gostaríamos de agradecer a todas as unidades de saúde que participaram na recolha de dados de feridas no âmbito do CWS, contribuindo desta forma para a investigação e evolução do tratamento diferenciado.
 
 
2.2 Os objetivos definidos para o projeto foram alcançados?
 
Os objetivos definidos para este projeto foram bastante ambiciosos e com um carácter de rigor bastante elevado, o que deu origem a um desafio constante para toda a equipa ao longo do período de execução. 
 
Numa primeira fase, o objetivo do projeto consistiu em desenvolver os algoritmos de imagem que permitissem a captação automática da ferida e a sua caracterização quanto ao tamanho e tecidos presentes no leito da ferida e, em paralelo, desenvolver o algoritmo clínico que apoia no diagnóstico diferenciado e na definição do melhor tratamento a aplicar em cada caso de ferida ativa. Esta primeira fase, foi alcançada com sucesso apesar de todas as dificuldades iniciais encontradas e já mencionadas anteriormente.
 
Com os algoritmos desenvolvidos, o objetivo seguinte consistiu em avaliar a qualidade dos mesmos em ambiente real. De uma forma global, os objetivos a que nos propusemos foram alcançados, no entanto, a amostra recolhida foi insuficiente para aferir a qualidade dos algoritmos de imagem e clínicos desenvolvidos, pelo que houve a necessidade de dar continuidade aos testes mesmo após o término do projeto. E, apesar da amostra pequena, os testes permitiram detetar algumas melhorias na aplicação, nos algoritmos do projeto CWS e recolher, ao mesmo tempo, feedback positivo por parte dos profissionais de saúde que connosco colaboraram. Nesse sentido, constatamos que estamos no caminho certo e, acima de tudo, a contribuir para a melhoria contínua dos cuidados de saúde que é o objetivo principal dos projetos de I&D que a F3M desenvolve.
 
 
2.3 De entre os resultados alcançados, há algum que gostariam de destacar?
 
Dada a complexidade do projeto e todas as etapas ultrapassadas para alcançar cada resultado a que nos propusemos, não há nenhum que se destaque face a outro, uma vez que para nós o projeto é visto como um todo e cada resultado tem o seu papel fundamental para o cumprimento do mesmo. Mas destacamos o rigor, o esforço, a dedicação e o profissionalismo que a equipa do projeto CWS, com os parceiros Fraunhofer e Universidade Católica Portuguesa, demonstrou ao longo do tempo terminando o mesmo com o sentimento de dever cumprido e com a garra de continuar a trabalhar neste mundo tão desafiante que é o das feridas.
 
 
2.4 Qual o contributo do COMPETE 2020 para o percurso da Vossa empresa?
 
Através da sua estratégia de investigação e inovação para uma especialização inteligente, o COMPETE 2020, enquanto organismo financiador, tem contribuído fortemente para o desenvolvimento dos Projetos de I&D e Inovação da F3M e, consequentemente, para a solidez da organização, sustentando um dos valores que a caracteriza, a criatividade e inovação em soluções de software. 
 
 
3. Apoio do COMPETE 2020 
 
O projeto ClinicalWoundSupport é cofinanciado pelo COMPETE 2020, no âmbito do Sistema de Incentivos à I&DT, na vertente em copromoção e envolve um investimento elegível de cerca de 648 mil euros, correspondendo a um incentivo FEDER de cerca de 426 mil euros.
 
 
 
4. Links úteis 
 
 
 

19/10/2023 , Por Cátia Silva Pinto
Portugal 2020
COMPETE 2020
União Europeia
COMPETE 2030