OATVITA: ingrediente funcional à base de aveia

Enquadramento

A empresa 5ensesinfood,Lda constituída em 2012, teve origem num projeto desenvolvido inicialmente na Escola de Biotecnologia do Porto, através de um grupo de inventores que obtiveram em 2004 um incentivo do Neotec da Agência de Inovação, e em 2005/06 a aprovação da sua candidatura nos programas da COTEC, COHiTEC- I e II. Em 2012, o grupo de promotores do projeto, constituído na fase do COHITEC, viu aprovada a sua candidatura ao QREN e em 2013 assinou contrato de investimento com um conjunto de investidores, reunindo assim o capital necessário para a construção da fábrica e posterior entrada no mercado.

 

Objetivo

Atualmente a 5ensesinfood, S.A. registada no CAE 10860, tem como objetivo a produção e comercialização do ingrediente alimentar OATVITA, preparado aquoso de aveia fermentada, e que é fabricado segundo um processo proprietário cuja patente já foi concedida em países como a China e o Japão, e que se encontra pendente nos EUA e Europa. Pelas suas características organoléticas e nutricionais, o OATVITA pode ter múltiplas aplicações, nomeadamente nas indústrias de bebidas, gelados, sobremesas e iogurtes.

 

Características do produto

O OATVITA é um novo ingrediente que beneficia naturalmente alimentos saborosos e saudáveis. O produto pretende entrar no setor das bebidas, iogurtes, gelados e sobremesas, proporcionando uma nova gama de alimentos aos consumidores.

Pelas suas características organoléticas e nutricionais, e para além dos benefícios de sabor e de cremosidade que confere aos alimentos, o OATVITA contribui para a redução do colesterol, para o equilíbrio da flora intestinal, para uma maior saciedade, sendo de baixo teor calórico e apto para pessoas com intolerância à lactose ou ao glúten.

Com aplicação em diversas categorias da indústria alimentar - como iogurtes, molhos culinários, gelados e sorvetes, sobremesas e bebidas (com vegetais, fruta ou smoothies) – está em fase de testes industriais na fábrica que a empresa construiu em Alfena.

 

Apoio

A operação de capital de risco no valor de 100.000 €, teve associado um financiamento FEDER correspondente a 65.000 €.

 

Testemunho

Segundo o CEO da 5enseinfood “As previsões atuais apontam para que o início da comercialização do OATVITA se concretize no primeiro trimestre de 2016, em particular no mercado ibérico. O incentivo financeiro obtido no QREN teve uma aplicação direta e significativa no desenvolvimento deste projeto nas suas vertentes de tecnologia e inovação, empreendedorismo e internacionalização, e que, à sua escala, irão certamente contribuir a prazo para o incremento da competitividade da nossa economia”.

09/12/2015 , Por Célia Pinto