BioComp_2.0: Compostagem da espécie invasora jacinto-de-água

 

Conversamos com Tiago Vaz Serra, gestor de projetos a propósito do projeto BioComp_2.0,  cofinanciado pelo COMPETE 2020, que visa avaliar a viabilidade da «produção de compostados orgânicos a partir do resíduo do jacinto-de-água em conjunto com subprodutos agropecuários, florestais e agroindustriais da região, numa perspetiva de economia circular».

 
 
1. Síntese
 
Cofinanciado pelo COMPETE 2020 e promovido por um consórcio que integra a empresa Colina Generosa (micro empresa com competências e conhecimento no sector da Agricultura Biológica), a Escola Superior Agrária de Coimbra e o Instituto Politécnico de Bragança, o projeto BioComp_2.0 visa a produção de compostos orgânicos biológicos para a valorização do jacinto-de-água e subprodutos resultantes das atividades agropecuárias, florestais e agroindustriais.
 
Desta forma permite-se a valorização destes subprodutos e também reciclar os resíduos provenientes do controlo do jacinto-de-água. Com a implementação dessa solução, será viável promover o controle da espécie invasora jacinto-de-água, que é comum em Portugal e Espanha, por meio de estudos científicos sobre alternativas de compostagem para serem utilizadas como fertilizante ou substrato na agricultura biológica.
 
Assim, pretende-se diminuir os custos de fiscalização dessa planta invasora por meio da comercialização do seu resíduo convertido em composto, reduzindo os impactes ambientais  e aprimorando a funcionalidade dos solos, proporcionando vantagens económicas e ambientais no âmbito de uma abordagem de economia circular.
 
 
2. Testemunho de Tiago Vaz Serra, gestor de projetos
 
O projeto BioComp_2.0 teve como principal objetivo a avaliação da viabilidade técnica, científica e económica da produção de compostados orgânicos a partir do resíduo do jacinto-de-água (obtido a partir do seu controlo físico) em conjunto com subprodutos agropecuários, florestais e agroindustriais da região, numa perspetiva de economia circular. O projeto BioComp_2.0 propôs-se avaliar diferentes misturas destes constituintes no processo de compostagem e verificar o efeito da sua aplicação ao solo como corretivo orgânico, em culturas agrícolas.
O principal contributo do COMPETE 2020 para alcançarmos os objetivos traçados no projeto BioComp_2.0 prende-se com a contribuição financeira que fez a todos os copromotores.  
O projeto BioComp_2.0 foi desenvolvido por uma empresa, a Colina Generosa, e duas instituições de ensino superior, Escola Superior Agrária de Coimbra (ESAC) e Instituto Politécnico de Bragança (IPB) que trabalharam em consórcio de forma a atingirem os objetivos propostos.  
 
Este incentivo do COMPETE 2020 permitiu que a empresa pudesse alavancar o esforço necessário no que respeita a recursos humanos para a execução das tarefas previstas. Importa realçar que, as ações de divulgação e apresentação de resultados do projeto BioComp_2.0, permitiu que novas parcerias fossem estabelecidas, e desta forma a Colina Generosa e os parceiros do BioComp_2.0, juntaram-se a outras entidades e já avançaram para novas atividades de I&D, tendo sido já aprovado no âmbito do PRR – Agricultura circular um projeto de I&D – BioComp_3.0, que permitirá continuar a monitorizar a espécie invasora jacinto-de-água e a estudar, tendo por base a compostagem, soluções para os resíduos, provenientes do seu controlo físico .
No site https://www.biocomp.pt/ é possível encontrar informação mais detalhada do projeto Biocomp2.0, bem como a partilha dos resultados alcançados. No desenvolvimento deste projeto contruiu-se uma plataforma de informação sobre a planta Jacinto-de-água, bem como uma ferramenta para mapeamento da sua georreferenciação - https://geo.biocomp.pt/.
 
 
3. Apoio do COMPETE 2020 
 
O projeto BioComp_2.0 é cofinanciado pelo COMPETE 2020 no âmbito do Sistema de Incentivos à Investigação e Desenvolvimento Tecnológico, na vertente em copromoção, envolvendo um investimento elegível de 622 mil euros, o que resultou num incentivo FEDER de cerca de 450 mil euros.
 
 
4. Links úteis
 

 

25/07/2023 , Por Cátia Silva Pinto
Portugal 2020
COMPETE 2020
União Europeia