ADIADO PLAST4health

Cofinanciado pelo COMPETE 2020, este projeto visa implementar uma unidade baseada na preparação, composição e processamento de polímeros totalmente orientado para aplicação de Dispositivos Médicos e Equipamentos de Proteção Individual.
 
 
1. Síntese
 
Promovido pela LCR- Luz Costa & Rodrigues Lda., o projeto PLAST4health visa a implementação de uma unidade baseada na preparação, composição e processamento (via extrusão e injeção) de polímeros totalmente orientado para aplicação de Dispositivos Médicos (DM) e Equipamentos de Proteção Individual (EPIs).
 
Foram definidas quatro linhas de produção, que representam quatro produtos cujas necessidades foram identificadas e que revelam uma forte e segura aposta para alicerçar a empresa a nível nacional e, principalmente, ao nível internacional.
 
Os produtos objeto deste projeto são quatro. Dois (PLASTHEALTH e o SHEETHEALTH) constituem matérias-primas em forma de granulo e de folha para utilização por outras empresas transformadoras e internamente pela LCR, enquanto que os outros dois (CLEARProtect e o FLEXMED) constituem produtos dispositivos médicos indispensáveis para proteção e aplicação médicas.
 
As matérias-primas terão como clientes empresas transformadoras de plásticos nas suas mais variadas vertentes como a extrusão, termoformação, injeção, rotomoldação, sopro entre outras, com vista à produção de produtos médicos e EPIs, quer a nível nacional como internacional. 
 
A instalação, na LCR de um laboratório com vista à caracterização de materiais e produtos decorrentes do processamento de plásticos permitirá um controlo apertado das matérias-primas e dos processos produtivos, permitindo ainda a disponibilização de serviços a terceiros, como as empresas transformadoras de plásticos, com vista à qualificação e testes para validação de produtos.
 
 
2. Apoio dos Fundos Comunitários
 
O projeto PLAST4health é cofinanciado pelo COMPETE 2020 no âmbito do Sistema de Incentivos à Inovação, na vertente COVID-19, envolvendo um investimento elegível de cerca de 1,9 milhões de euros, o que resultou num incentivo FEDER de cerca de 970 mil euros.
 
 
3. Breve histórico da empresa
 
A LCR- Luz Costa & Rodrigues Lda. é uma empresa familiar que iniciou a sua atividade, como serração de madeiras, em 1965. A evolução do mercado levou a que os seus sócios optassem por abdicar desta área em 1993, para se dedicar em exclusivo ao fabrico de perfis, vedantes para caixilharia de alumínio e de madeira.
 
Em 1994, diversifica a gama de produtos ao dar início à produção de tubos para a indústria automóvel e para aplicações na área da saúde.
 
Em 1996, respondeu às necessidades do setor da construção e iniciou o fabrico de perfis rígidos.
Em 1999, inicia a implementação do seu Sistema de Gestão da Qualidade, tendo obtido a sua certificação, de acordo com a norma NP EN ISO 9002:1995, no ano de 2000.
 
Iniciou também a sua parceria com algumas marcas reconhecidas no mercado internacional, tornando-se sua representante em Portugal dos Produtos da empresa FORTE, iniciando a comercialização de produtos como resguardos de duche, portas de fole, revestimentos interiores e exteriores em PVC, chão flutuante entre outros.
 
Mais recentemente deu um passo a jusante na sua cadeia de valor através da aquisição de uma nova unidade fabril e deu início à composição de materiais termoplásticos através da criação de uma nova marca COBLEX.
 
Iniciou em 2017, uma parceria com Universidades e Politécnicos, com o intuito de inovar e criar valor, a empresa aposta na investigação contínua de novas soluções e produtos que vão de encontro com as necessidades dos clientes.
 
 

06/10/2020 , Por Cátia Silva Pinto
Portugal 2020
COMPETE 2020
União Europeia