Projeto de investigação implementa otimização energética no setor automóvel

Cofinanciado pelo COMPETE 2020, o projeto MOSIPO utilizou várias «linhas de investigação para possibilitar a implementação de técnicas de otimização energética» no processo produtivo de pintura e-coat, tendo sido criado um consórcio que permitiu «sustentar a estratégia de descarbonização e os objetivos de neutralidade carbónica ambicionados», explica Pedro Lima, Head of Development, Innovation&Sustainability na CCEnergia.
 
 
1. Síntese
 
O projeto MOSIPO – cofinanciado pelo COMPETE 2020 - concentra-se no processo mais relevante em termos de consumo energético do fabrico automóvel – a pintura e-coat. Aqui os principais drivers energéticos são o ar quente para a secagem da tinta na estufa, a água quente para a estabilização da temperatura dos banhos no túnel de tratamento de superfície e o conjunto de equipamentos periféricos, nomeadamente ventiladores e sistemas de bombagem. 
 
Este projeto prosseguiu diferente linhas de investigação para possibilitar a implementação de técnicas de otimização energética, tendo sido criado um «consórcio heterogéneo e com valências específicas, aproximando a academia das empresas na resposta aos desafios que a indústria enfrenta, permitindo sustentar a estratégia de descarbonização e os objetivos de neutralidade carbónica ambicionados», conforme testemunha Pedro Lima, Head of Development, Innovation&Sustainability na CCEnergia.
 
 
 
2. Enquadramento
 
A indústria automóvel enfrenta desafios tecnológicos permanentes para melhorar a sustentabilidade dos processos produtivos, nomeadamente desafios relacionados com a eficiência energética, a utilização racional da energia e a transição energética. Nesse sentido, as atividades no âmbito do projeto MOSIPO focam-se no processo com maior peso em termos de consumo energia na indústria de montagem automóvel e que é a pintura e-coat. 
 
 
Neste processo, os principais drivers energéticos são ar quente para a secagem da pintura na estufa, água quente para a estabilização da temperatura dos banhos no túnel de tratamento de superfície e energia elétrica para acionar um conjunto de equipamentos periféricos, nomeadamente ventiladores e sistemas de bombagem, necessários para o funcionamento do sistema. Este projeto irá prosseguir diferente linhas de investigação para possibilitar a implementação de técnicas de otimização energética.
 
 
3. Testemunho de Pedro Lima, Head of Development, Innovation&Sustainability
 
Pedro Lima | Head of Development, Innovation & Sustainability
 
A investigação e a inovação orientadas para novas tecnologias assumem um papel preponderante e transversal na resposta aos desafios da descarbonização e da transição energética do setor automóvel. O projeto MOSIPO - Otimização do processo de pintura automóvel pelo desenvolvimento de modelos de simulação numéricos, ambiciona contribuir para o desenvolvimento de uma indústria inovadora e competitiva, integrada com a digitalização e circularidade de recursos.
 
A simulação do consumo energético através de modelos computacionais constitui uma oportunidade para a implementação de ações e estratégias de redução de energia para a otimização do processo de fabrico de veículos. O desenvolvimento de modelos para o estudo das variáveis que afetam os parâmetros operacionais do sistema permitem a otimização das condições de exploração dos sistemas conducentes a uma economia significativa dos recursos energéticos.
 
 
 
O projeto MOSIPO utiliza diferentes linhas de investigação para possibilitar a implementação de técnicas de otimização energética. Uma das linhas de investigação a desenvolver baseia-se na criação de um smart digital twin do processo de cura e-coat que resulta da criação de um modelo CFD-Estrutural acoplado, integrado numa base de dados Artificial Neural Network-ANN, que permitirá assegurar os requisitos de qualidade ótimos da carroçaria.
 
Outra das linhas de investigação recai na avaliação das possibilidades de descarbonização do processo de pintura pela modelação CFD de incineradores térmicos de COVs, para prever com rigor o desempenho otimizado destes equipamentos, que culminará num modelo simplificado para a operação e controlo do incinerador. Nesta análise serão explorados os impactos da incorporação do hidrogénio como vetor energético para o processo produtivo. Um modelo integrado simplificado integrará as linhas de investigação identificadas, permitindo simular o comportamento global da instalação pela alteração das condições de funcionamento, de modo a serem propostas medidas de melhoria para garantir as condições de operação adequadas ao processo produtivo, visando a redução do consumo energético e de emissões de CO2.
 
Este projeto de investigação financiado pelo COMPETE 2020 permitiu a criação de um consórcio heterogéneo e com valências específicas, aproximando a academia das empresas na resposta aos desafios que a indústria enfrenta, permitindo sustentar a estratégia de descarbonização e os objetivos de neutralidade carbónica ambicionados.
 
4. Apoio do COMPETE 2020 
 
O projeto MOSIPO é cofinanciado pelo COMPETE 2020 no âmbito do Sistema de Incentivos à Investigação e Desenvolvimento Tecnológico (Copromoção, Clube de Fornecedores), envolvendo um investimento elegível de um milhão e 147 mil euros, o que resultou num incentivo FEDER de cerca de 858 mil euros.
 
 
5. Links úteis
 

12/07/2023 , Por Cátia Silva Pinto
Portugal 2020
COMPETE 2020
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