A inovação chega aos «E-Têxteis» e aos tecidos técnicos

Com o apoio do COMPETE 2020, a Tabel - Estamparia e Acabamentos Têxteis, Lda. vai criar uma unidade produtiva, com um novo layout, de artigos de vestuário com base em «E-Têxteis» e têxteis técnicos a partir de tecidos inteligentes. 

1. Síntese

Submetido pela Tabel - Estamparia e Acabamentos Têxteis, Lda, este projeto trata da criação de uma nova linha de produção, havendo em simultâneo o estabelecimento de um novo layout, de vestuário com base em «E-Têxteis» e de Têxteis Técnicos a partir de tecidos inteligentes.

A empresa pretende com este projeto uma alteração transversal no seu layout produtivo (design/I&D, estamparia, acabamentos, confeção e expedição), que sirva de alavanca à alteração do seu modelo de negócio, apostando num modelo de inovação aberto, com primazia ao I&D, design, e à promoção da produção de vestuário com base em tecidos inteligentes, e da sua marca própria no contexto dos mercados internacionais de elevado rendimento disponível. 

•    Inovação do Produto

A empresa irá introduzir inovação no seu mercado com a criação desta unidade de produção verticalizada (design, I&D, estamparia, acabamentos e confeção) de vestuário especializada nos «E-Têxteis» e nos Têxteis Técnicos. 

Esta Verticalização da unidade de «E-Têxteis» significará a criação de condições para a produção de um novo segmento de produtos com base em tecidos inteligentes, com especial destaque para o sportswear, casual e urbanfit. 

Tal significará a produção de forma não só a satisfazer encomendas de artigos de qualidade e tecnologia superior com séries de produção muito mais diminutas, reduzindo o prazo de entrega para os produtos encomendados (controlando todas as fases do processo produtivo, desde o desenvolvimento, estamparia, acabamentos e confeção), mas também flexibilizando o seu layout produtivo para a produção de novas gamas de produtos de características mais técnicas e de elevado valor acrescentado. 

Esta alteração irá de encontro com a estratégia da Tabel de se iniciar na produção de novos produtos que têm por base a utilização de têxteis que atuam de acordo com um estímulo externo para o seu utilizador, os denominados “têxteis inteligentes”. Em consonância com este objetivo, a empresa tem uma parceria com duas Entidades do Sistema Cientifico Tecnológico Nacional CITEVE (Centro Tecnológico das Indústrias do Têxtil e do Vestuário) e a Universidade do Minho (Departamento de Engenharia Têxtil) para o desenvolvimento deste novo segmento de produtos através da exploração da funcionalização dos mesmos.

•    Inovação de Marketing 

A Tabel - Estamparia e Acabamentos Têxteis, Lda irá realizar um investimento em benchmarking internacional no sentido de efetuar uma análise estruturada ao mercado, especialmente dirigida para os «E-Têxteis» e tendo como enfoque a criação de vantagens competitivas de raiz aproveitando o avanço ligado ao facto de apresentar uma estrutura que permite o fabrico de produtos inovadores, permitindo viabilizar e sustentar todo o processo de exportação e de criação de valor).

Será dada prevalência à importância da estética funcional e política de branding, à definição do preço que maximize o valor, à promoção da venda o mais a jusante possível, bem como ao aproveitamento das ferramentas digitais à disposição da empresa, através dos SEO (search engine optimization). 

Assim, é evidente o uso de ferramentas de marketing e de serviço sofisticadas, que se traduzem, quer na presença recorrente nos mais importantes certames internacionais, quer na estruturação da aplicação do plano de negócios pelo reposicionamento da Tabel em termos competitivos nos mercados-alvo (quer nos tradicionais como nos novos) visando a introdução da nova linha fabrico de vestuário com base em tecidos inteligentes como parte integrante do portfolio da empresa. 

Este esforço será complementado pelo reforço significativo das competências em termos humanos nas áreas criticas para a geração de valor: I&D, design, branding, marketing, comercial, o que gerará uma melhoria da cultura de inovação da empresa com reflexos na aproximação em termos de marketing, aos mercados internacionais. 

Complementarmente, o plano de negócios e de investimento apresentado garante a capacidade da empresa em dar novas experiências ao Mercado, sobretudo o empresarial, através do Software de relacionamento com a procura que permitirá a interação entre a Tabel e os seus clientes na construção de soluções partilhadas em termos da estética funcional, do design, da definição do preço, do estado da encomenda ou da expedição.

 

2. Apoio do COMPETE 2020

O presente projeto foi cofinanciado pelo COMPETE 2020 – Programa Operacional Competitividade e Internacionalização no âmbito do Sistema de Incentivos à Inovação.  

Promovido pela Tabel - Estamparia e Acabamentos Têxteis, Lda, o projeto envolveu um investimento elegível de 4.974 mil euros, dos quais 3.482 mil euros são provenientes do FEDER - Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.

3. Resultados Esperados

O resultado agregado da política de inovação a aplicar no modelo de negócio da empresa, tem por base a Inovação Tecnológica (em termos da criação da linha produtiva «E-Têxteis»), a Inovação em termos de Marketing (sobretudo na procura do segmento de mercado de maior rendimento disponível nos mercados mais sofisticados, o registo e promoção das marcas próprias nos mercados prioritários, pelo investimento em software relacional de última geração B2B (Business to Business), alicerçado numa alteração significativa da organização (contratação de recursos humanos qualificados, a aplicação dos princípios Lean, a focalização na cadeia de valor e na responsabilidade social/SA8000, a formação dos recursos de acordo com a alteração do paradigma prevista), pode-se afirmar que terá como consequência uma abordagem completamente inovadora em termos da empresa. 

O plano de negócios, baseado numa cultura de inovação recorrente, orientada para o mercado numa indústria tradicional altamente concorrencial, define um modelo de inovação assente no tríptico Produto/Marketing/Organização que terá como palco o negócio do vestuário no âmbito internacional, estendendo-se muito para além das fronteiras da empresa.

 

4. Links

  • Site do CITEVE (Centro Tecnológico das Indústrias do Têxtil e do Vestuário) | http://www.citeve.pt/
  • Site do Departamento de Engenharia Têxtil da Universidade do Minho | http://www.det.uminho.pt/pt-PT/

03/10/2016 , Por Cátia Silva Pinto
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