AIP recolhe informação sobre a evolução e perspetivas da atividade das empresas

Realizado pela AIP desde 1995, o Inquérito à Atividade Empresarial (IAE) é um dos estudos mais fiáveis sobre intenções de investimento, previsões de volume de vendas, exportações, situação financeira e I&D, tendo em conta que o relatório final tem contado, todos os anos, com o contributo de cerca de 1000 empresas. Preencha aqui o IAE 2016.

Com garantia de confidencialidade da informação prestada, o relatório com os resultados apurados será enviado às empresas que colaboram no inquérito. Os resultados desse estudo permitirão conhecer a realidade da procura e a situação económico-financeira empresarial; adquirir informação atualizada de spreads e taxas de juro aplicadas nas empresas pela banca; obter dados sobre conjuntura económica, emprego e investimento; receber informação sobre a atividade exportadora das empresas; e compreender os investimentos em curso na área de investigação e desenvolvimento.

No inquérito de 2015, oriundas dos setores da indústria (43,7%) e construção, comércio e serviços (56,3%), 30% das respostas foram de microempresas, 36,7% de pequenas, 24,5% de médias, e 8,8% de grandes. Para além da avaliação que as empresas fazem da evolução e das perspetivas económico-financeiras, a realização anual do IAE permite ainda fazer algumas comparações com dados de inquéritos anteriores.

 

Fonte: Site da AIP 

09/06/2016 , Por Cátia Silva Pinto