APICCAPS quer empresas de calçado a utilizar apoios do COMPETE 2020

São já mais de 40 as empresas que recorreram aos apoios existentes em matéria de reforço e promoção da marca própria, no âmbito do projeto Valorização da oferta, que conta com o apoio do Programa Compete 2020", revelou à "Vida Económica" a Associação Portuguesa dos Industriais de Calçado, Componentes, Artigos de Pele e seus Sucedâneos (APICCAPS). 

Há 1,2 mil milhões de euros disponíveis para o setor até ao final de 2017.   Paulo Gonçalves, porta-voz da Associação, explica que a APICCAPS tem desenvolvido nos últimos anos "uma intensa atividade no apoio à internacionalização das empresas portuguesas de calçado, em especial no que diz respeito à participação em feiras e exposições internacionais e, mais recentemente, à campanha de promoção da imagem 'Portuguese Shoes'".

Conquistada essa etapa, e tal como definido pelo cluster' do calçado no Plano Estratégico 'Footure 2020', a APICCAPS diz que o importa agora é "intervir ao nível da imagem das próprias empresas e das marcas portuguesas de calçado". Nesse sentido, a Associação apresentou, no âmbito do Portugal 2020, uma candidatura com o "objetivo de alargar os apoios que habitualmente disponibilizava para a participação em feiras a novas tipologias de investimento". Essa candidatura, já aprovada e cujos apoios ascendem a 1,2 milhões de euros até ao final de 2017, "prevê um conjunto de iniciativas de valorização da oferta portuguesa", como catálogos, websites', registo de marcas e modelos, planos de comunicação e sessões fotográficas, entre outros.

Tudo isto, diz Paulo Gonçalves à "Vida Económica", "para ajudar ao reforço da aposta na marca própria como elemento diferenciador da oferta, aumentando o valor acrescentado dos produtos e fidelizando clientes". E também para "para ajudar a que o setor seja mais rentável e competitivo", porque, como diz o porta-voz da APICCAPS, "hoje já estamos a falar de uma nova fase de promoção do calçado português no estrangeiro". Os apoios estão previstos em várias áreas estratégicas, seja a realização de diagnósticos estratégicos das empresas, a aposta em publicidade e a contratação de assessorias de comunicação em vários mercados ou a produção de catálogos.

342 novas marcas de calçado em 10 anos

Na última década foram criadas mais de 342 marcas de calçado de Portugal, revela a APICCAPS à "Vida Económica". Só no primeiro semestre deste ano, "oito novas marcas surgiram no espetro nacional", de acordo com os números do GAPI - Gabinete de Apoio à Promoção da Propriedade Industrial do Centro Tecnológico do Calçado em Portugal. Para Paulo Gonçalves, não há dúvida: estes dados "atestam uma nova realidade do setor: a valorização das coleçoes, dos produtos e do 'made in Portugal'".

"Nós queremos ser uma das referências internacionais ao nível do bom gosto, sem negligenciar a qualidade produtiva, se possível migrando para segmentos altos que se afirmem pela excelência", frisa Paulo Gonçalves, notando que "a marca própria é de grande relevância e é muito importante que as empresas comuniquem as suas próprias marcas".

O porta-voz da APICCAPS é perentório: "para as empresas, são múltiplas as vantagens inerentes à criação de uma marca, desde logo, porque permite atravessar gerações e fronteiras".

In: Vida Económica | Teresa Silveira

15/07/2016 , Por Cátia Silva Pinto
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