Ações Coletivas : Juntos podemos atingir resultados que nos fazem crescer no colectivo.

O COMPETE 2020 é o programa que no âmbito do Portugal 2020 tem como finalidade contribuir para a criação de uma economia mais competitiva, baseada em atividades intensivas em conhecimento, na aposta em bens e serviços transacionáveis e internacionalizáveis e no reforço da qualificação e da orientação exportadora das empresas portuguesas, em especial das PME, promovendo, igualmente, a redução de custos associada a uma maior eficiência dos serviços públicos e à melhoria dos transportes e sua integração nas redes transeuropeias.

Orientados para o desenvolvimento empresarial os instrumentos deste programa abrangem todo o contexto envolvente da actividade económica.

Nos apoios indiretos ao desenvolvimento empresarial ressaltam os incentivos a ações coletivas de desenvolvimento empresarial, bem como o apoio a entidades de interface do Sistema de I&I, nomeadamente no âmbito do ecossistema do empreendedorismo. De acordo com a monitorização do programa, a 30 de outubro, estes projetos representavam 78 milhões de euros de investimento, correspondendo a 66 milhões de euros de incentivo FEDER.

As ações coletivas correspondem a iniciativas orientadas para o interesse geral através da disponibilização de bens tendencialmente públicos, fortemente mobilizadores e com elevadas externalidades positivas, visando a promoção de fatores de competitividade de finalidade coletiva. No passado recente, os projetos cofinanciados pelos fundos comunitários neste âmbito têm-se concentrado em iniciativas de promoção e marketing internacional, de conhecimento e prospeção dos mercados externos, bem como de clusterização (plataformas de inovação aberta), tendo como principais beneficiários os setores exportadores tradicionais da economia portuguesa. Estando globalmente alinhados com as prioridades políticas no domínio da competitividade (em particular, a promoção da internacionalização e das dinâmicas colaborativas e a aderência às prioridades definidas na RIS3), os incentivos às ações coletivas atribuem maior ênfase à diversificação e aprofundamento da base exportadora da economia, ao reforço da difusão, demonstração e transferência de conhecimento e tecnologia para a economia, bem como ao fomento do empreendedorismo qualificado.

É no contexto destas ações que encontramos projetos como o Portugal Fashion, a campanha "Portuguese Jewellery - Shaped With Love", a campanha Portuguese Shoes, que projectam no colectivo uma imagem inovadora de um conjunto de empresas e actividades.

Para esta edição da Newsletter escolhemos alguns projetos apoiados no âmbito das Ações Coletivas do COMPETE 2020 diversificados e inovadores onde o fator identificador é o trabalho em cooperação :

 

Projeto Associative Design - The Best of Portugal

O projeto ASSOCIATIVE DESIGN - The Best of Portugal tem como objetivo estratégico a promoção internacional da qualidade, inovação e design do mobiliário, decoração e materiais de construção decorativa portugueses nos segmentos de maior valor acrescentado.

A campanha assenta na imagem da nova indústria do mobiliário português, realçando os traços da portugalidade tradicional, inspirada na iconografia típica portuguesa, mas revestindo-a de conceitos estéticos modernos.

Expostos nos eventos de referência para os circuitos do design internacionais como Milão, Londres, Nova Iorque, Miami, São Paulo e em mercados estratégicos, como Angola, China, Japão, Singapura, Casablanca, conseguiu colocar os produtos portugueses no centro das atenções dos circuitos da decoração de interiores.

 

Projeto Portugal Bike Value

O projeto “Portugal Bike Value” enquadra-se na estratégia de desenvolvimento do setor inserida no plano de atividades do Cluster da Mobilidade e pretende reforçar o posicionamento da indústria portuguesa de bicicletas no mercado global.

Desde o lançamento desta estratégia integrada, o número de propostas de investimento internacional de países como Espanha, Canadá, Taiwan, China e EUA aumentou.

 

Projeto Eco Inovação no Setor do Papel e Cartão

Promovido pela Associação Nacional dos Industriais de Papel e Cartão (ANIPC) este projeto pretende criar uma metodologia de ecoeficiência que conduza à melhoria do desempenho ambiental e económico das empresas do setor, através da redução de custos e de impactes ambientais.

O projeto irá atuar como catalisador para a procura, desenvolvendo e adotando processos e medidas ecologicamente sustentáveis e inovadoras, reduzindo o impacto ambiental e promovendo uma economia verde

05/12/2016 , Por Paula Ascenção
COMPETE 2020