Bolsa de Investigação para Licenciado | neXt Sense

A  Universidade do Minho abre concurso para atribuição de uma Bolsa de Investigação para Licenciados em Eletrónica industrial ou áreas afins, no âmbito do projeto  neXt Sense: Safety Connected and Automated Vehicles, financiado através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER), da União Europeia através do POCI - Programa Operacional Competitividade e Internacionalização (COMPETE 2020), do Portugal 2020.

Período da candidatura: O concurso encontra-se aberto de 20 de junho a 5 de julho de 2023.

Requisitos de admissão: A bolsa destina-se a candidatos titulares de uma licenciatura que, à data da sua contratação, comprovem a sua inscrição num dos seguintes cursos:

- Doutoramento (na área ou área relacionada com o pedido do anúncio);

- Mestrado/mestrado integrado (no domínio ou domínio conexo ao solicitado no anúncio);

- Curso não conferente de grau, integrado no projeto educativo da instituição, desenvolvido em associação ou cooperação com uma ou várias unidades de I&D (ex.: pós-graduações, estudos avançados, formação especializada).

Requisitos para a concessão da bolsa:

- Os candidatos podem candidatar-se sem inscrição prévia no curso para o qual a bolsa de investigação está aberta. A exigência de inscrição em curso superior ou curso superior não académico será verificada na data de contratação da bolsa;

- Apenas serão contratadas as bolsas de investigação cujos candidatos seleccionados apresentem um comprovativo válido de inscrição num curso de licenciatura ou num curso não conferente de grau académico, de acordo com a tipologia das bolsas de investigação, emitido pelos serviços académicos da Instituição de Ensino Superior, indicando, respetivamente, o ano letivo ou a sua duração (estrela e termo).

- A inscrição em cursos não certificados (sem unidades curriculares) não será considerada como prova de inscrição.

Perfil dos candidatos: os candidatos devem possuir, no momento da candidatura, um diploma de bacharelato em eletrónica industrial ou em áreas afins.

Será dada prioridade aos candidatos com conhecimentos em sistemas operativos e hipervisores.

Plano de trabalhosO plano de trabalho está incluído no Subprograma 2 - "Confiabilidade e segurança em sensores automóveis", Atividade 8 no perfil "Licenciatura Eletrotecnia/Eletrónica/Telecomunicações #2", que corresponde ao período inicial estabelecido para a bolsa de investigação, a acrescentar em eventuais renovações, em documento próprio (plano de trabalho).

O plano de trabalho consiste no desenvolvimento de uma prova de conceito da utilização da tecnologia de virtualização para a implementação de arquitecturas redundantes através de software. Está também prevista a vigilância tecnológica.

A avaliação do trabalho realizado será verificada através dos resultados obtidos e expressos no relatório de actividades, que será elaborado pelo investigador.

Este contexto de investigação e abordagem metodológica é adequado para a realização da dissertação de mestrado, no caso de candidatos inscritos em cursos de 2º ciclo, como Mestrados ou Mestrados Integrados, ou em Cursos de Doutoramento, para o desenvolvimento da tese de doutoramento.

Local de trabalho e Orientação científicaO plano de trabalho será realizado no Centro Algoritmi da Universidade do Minho, localizado no Campus de Azurém, sob a supervisão científica do Doutor Sandro Emanuel Salgado Pinto, Investigador Principal do Centro ALGORITMI da Escola de Engenharia da Universidade do Minho.

Duração da bolsaA bolsa terá uma duração de 12 meses, com uma data de início provisória em julho de 2023. O contrato de bolsa de investigação pode ser eventualmente renovado por períodos adicionais até: - 2 anos: Estudantes de mestrado; - 4 anos: Doutorandos. As bolsas de investigação não podem, em caso algum, exceder a duração máxima do projeto e/ou a legislação aplicável.

20/06/2023 , Por COMPETE 2020