Bolsa de Investigação para Mestre | Safe Cities - Inovação para Construir Cidades Seguras

Encontra-se aberto concurso para a atribuição 1 Bolsa de Investigação no âmbito do projeto “Safe Cities - Inovação para Construir Cidades Seguras”, com a referência POCI-01-0247-FEDER-041435, cofinanciado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER), através do Programa Operacional Competitividade e Internacionalização (COMPETE 2020) e do Portugal 2020.

Período de candidatura: A receção de candidaturas decorre de 28 de agosto a 10 de setembro.

Requisitos de admissão: Podem candidatar-se a este concurso, os candidatos que reúnem cumulativamente os seguintes requisitos:

- Ser estudante inscrito num doutoramento na área de Engenharia Electrotécnica e Computadores, Engenharia Informática, Ciências de Computadores, ou semelhante, requisito a ser devidamente comprovado no ato de contratação.

e

- Ser detentor do grau de Mestre em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores, Mestrado em Engenharia Informática, Mestrado em Segurança Informática, ou similar.

Plano de trabalhos: A adoção de comunicações seguras na Internet melhorou significativamente a privacidade face a possíveis ataques, tornado impraticável a descodificação dos dados cifrados que circulam na Internet. No entanto e como vários autores têm mostrado, é possível ainda assim e sem quebrar a cifra obter um conjunto de informação sensível e pessoal sobre o utilizador através da análise do tráfego gerado pelos mecanismos padrão de comunicações seguras. No contexto deste projeto pretende-se investigar até que ponto as comunicações seguras podem ser alvo de ataques à privacidade dos seus utilizadores, o que é especialmente relevante num ambiente de cidades seguras, recorrendo a técnicas de aprendizagem máquina e análise de tráfego cifrado. Para tal serão selecionados aplicações e dispositivos tipo, definidos comportamentos padrão, recolhido tráfego cifrado, e aplicados algoritmos de aprendizagem baseados em redes neuronais; será também feuma análise de segurança às aplicações e dispositivos selecionados para verificar se a privacidade pode ser comprometida por esta via.

Local de Trabalho: O trabalho será desenvolvido no Departamento de Engenharia Eletrotécnica e de Computadores da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, sob a orientação científica do Professor Doutor Ricardo Santos Morla.

Duração da bolsa: A bolsa terá a duração de 12 meses, com início previsto em setembro de 2020, em regime de exclusividade, eventualmente renovável, mas não ultrapassando a data de conclusão do projeto.

28/08/2020 , Por COMPETE 2020