Bolsas de Investigação para Mestre | Engenharia Informática

Encontra-se aberto concurso para a atribuição de quatro bolsas de investigação, no âmbito do projeto de I&D AIDA: Adaptive, Intelligent and Distributed Assurance Platform,, cofinanciado pelo FEDER através do COMPETE 2020.

Período de candidatura: 23 de julho a 5 de agosto de 2020.

Requisitos de admissãoMestres em Computer ScienceComputer EngineeringInformation Science and Technology ou áreas similares, matriculados em curso conferente de grau de doutoramento, nas áreas de Computer ScienceComputer EngineeringInformation Science and Technology ou similares.

Plano de trabalhos

PT # 1 - Distribuição e orquestração: o objetivo é estabelecer as bases para o desenvolvimento de uma solução de orquestração para os serviços da plataforma RAID, considerando a gestão de recursos em sistemas 5G e a distribuição dinâmica de recursos em cloud/egde.

PT # 2 - Deteção de intrusão: O objetivo é investigar técnicas de deteção de intrusão em vários níveis da arquitetura. Isto inclui técnicas para validar se os componentes são seguros e confiáveis, incluindo o software e a pilha de software subjacente.

PT # 3 - Tolerância a intrusão: O objetivo é investigar técnicas de tolerância a intrusões para permitir que a plataforma continue a funcionar, mesmo que alguns componentes estejam comprometidos, usando arquiteturas altamente disponíveis e, quando apropriado, protocolos tolerantes a falhas bizantinas.

PT # 4 – Monitorização e atuação da segurança: O objetivo é contribuir para dotar o sistema de recursos auto-adaptáveis, projetando um sistema de gestão que monitorize o estado de segurança do sistema e, quando possível, atue no sistema para se adaptar e melhorar.

Local de TrabalhoDepartamento de Engenharia Informática da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra.

Duração da bolsa: Seis meses, eventualmente renovável até ao prazo final de execução do projeto, com o limite máximo de 28 meses de bolsas.

23/07/2020 , Por COMPETE 2020