Bolsa de Investigação para Mestre | POSTEJO 4.0: Inovação para a Diversificação e a Exportação

O Instituto Politécnico de Coimbra abre concurso para atribuição de uma Bolsa de Investigação no âmbito do projeto “POSTEJO 4.0: Inovação para a Diversificação e a Exportação”, com a referência POCI-01-0247-FEDER-033523, cofinanciado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER), através do Acordo de Parceria Portugal 2020 - Programa Operacional Competitividade e Internacionalização (COMPETE 2020), no âmbito do Sistema de Incentivos à Investigação e Desenvolvimento Tecnológico (SI I&DT), Aviso 03/SI/2017.

Período da candidaturaO concurso encontra-se aberto no período de 22 de dezembro de 2020 a 6 de janeiro de 2021.

Requisitos de admissão Grau de mestre na área científica de Engenharia Civil. O candidato deverá estar inscrito em doutoramento, visando a consolidação da sua formação científica através do desenvolvimento de trabalhos de investigação conducentes à obtenção do respetivo grau académico, ou em curso não conferente de grau académico integrado no projeto educativo de uma instituição de ensino superior, desenvolvido em associação ou cooperação com uma ou várias unidades de I&D. - Ser autor ou coautor de, pelo menos, um artigo científico, publicado ou aceite para publicação em revista internacional, no domínio do comportamento estrutural do betão armado. Requisitos de preferência: - Experiência em ensaios laboratoriais na área da caraterização do comportamento de estruturas de betão armado, nomeadamente com betões ecoeficientes de reduzida dosagem de cimento e com outros betões especiais, leves ou de ultraelevado desempenho; - Conhecimentos sólidos no domínio do betão armado estrutural e da prefabricação em betão armado; - Capacidade de análise e sentido crítico; - Capacidade de trabalhar em equipa, autonomia e espírito de iniciativa; - Domínio da língua inglesa oral e escrita; - Experiência em projetos de I&DT ou formação adicional relevante ao projeto serão consideradas mais-valias.

Plano de trabalhosTarefas de apoio técnico-científico e execução de trabalho experimental na área da Engenharia Civil, especificamente na Mecânica das Estruturas e dos Materiais. A atividade do bolseiro estará focada essencialmente na análise, modelação e no projeto ecoeficiente dos produtos, nos ensaios experimentais de caraterização do comportamento estrutural dos elementos e dos protótipos, e análise dos resultados dos ensaios realizados. Prendem-se com o desenvolvimento técnico-científico, a realização de atividades de investigação, a execução de trabalho experimental e de atividades de divulgação no âmbito do projeto (escrita de relatórios e documentos técnico-científicos, escrita de artigos científicos), e a colaboração complementar nas diversas tarefas do projeto.

Local de TrabalhoDepartamento de Engenharia Civil do Instituto Superior de Engenharia de Coimbra-Instituto Politécnico de Coimbra, essencialmente nos Laboratórios de Materiais de Construção e de Estruturas.

Duração da bolsa: A bolsa terá início previsto a 1 de fevereiro de 2021 e decorrerá até 11 de dezembro de 2021.

22/12/2020 , Por COMPETE 2020