Bolsa de Investigação para Doutorado | neXt Sense

A  Universidade do Minho abre concurso para atribuição de uma Bolsa de Investigação para Doutorado na área de Informática, Engenharia Informática, no âmbito do projeto  neXt Sense: Safety Connected and Automated Vehicles, financiado através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER), da União Europeia através do POCI - Programa Operacional Competitividade e Internacionalização (COMPETE 2020), do Portugal 2020.

Período da candidatura: O concurso encontra-se aberto de 14 a 29 de junho de 2023.

Requisitos de admissão:  A BIPD destina-se a doutorados na área de Informática, Engenharia Informática, que preencham cumulativamente os seguintes requisitos: 

- Titulares do grau de doutor obtido nos três anos anteriores à data de submissão da candidatura à bolsa*; 

- Terem realizado os trabalhos de investigação que conduziram à atribuição do grau de doutor em entidade distinta da unidade de acolhimento (Centro Algoritmi)**; 

- Não excedam, com a celebração do contrato em causa, incluindo as renovações possíveis, um período acumulado de três anos nessa tipologia de bolsa, seguidos ou interpolados. 

*Os documentos comprovativos da titularidade de graus académicos e diplomas, ou do respetivo reconhecimento quando tenham sido atribuídos por instituições de ensino superior estrangeiras, quando aplicável para a tipologia de bolsa a concurso, podem ser dispensados em fase de candidatura, sendo substituídos por declaração de honra do candidato, ocorrendo a verificação dessa condição apenas em fase de contratualização da bolsa. Esta declaração deverá atestar factos ocorridos em data anterior à candidatura. Nas situações de divergência entre a informação constante da declaração e a documentação entregue para efeitos de contratualização de bolsa, apenas será considerada a informação constante nesta última. Caso se verifique que os documentos comprovativos da titularidade do grau académico e diploma, ou do respetivo reconhecimento nos termos do Decreto-Lei n.º 66/2018, de 16 de agosto, não correspondam às classificações atribuídas na avaliação do percurso académico e possam, consequentemente, alterar a seriação do candidato, não será efetivada a contratualização da bolsa. 

**Incluem-se as Unidades de I&D diferentes, ainda que sediadas na mesma Unidade Orgânica (UOEI) da UMinho (nº 4 e 5 do artigo 7º do Regulamento de Bolsas de Investigação da FCT I.P em vigor).

Será dada prioridade a candidatos com:

a) Conhecimentos consolidados em Engenharia Informática.

b) Conhecimentos consolidados Machine Learning, Programação, Aprendizagem Profunda e Visão Computacional.

c) Participação e Gestão de projetos de Investigação. 

Elegibilidade dos candidatos: Os candidatos deverão reunir as condições de elegibilidade previstas no artigo 9º do Regulamento de Bolsas de Investigação da FCT I.P (950/2019). 

Plano de trabalhosO plano de trabalhos insere-se no Subprograma SP1 – “Tecnologia de microssistemas (MEMS) para sensores automóveis”, na Atividade 3, no perfil “PhD Ciências de Computadores - Novo #1”, a qual corresponde ao período inicial estabelecido para a bolsa de investigação, a aditar em eventuais renovações, em documento próprio (plano de trabalhos). Este plano consiste em estudar e desenvolver aplicações de software e de classificadores de TinyML para aumentar a gama de aplicações em que os sensores MEMS propostos podem ser utilizados. Desenvolvimento das primeiras provas de conceito, redação de relatórios de progresso técnico sobre as atividades empreendidas como parte do projeto; Preparação e especificação de modelos de inteligência Artificial; Design e implementação, treino e validação dos modelos de IA; Validação, verificação, avaliação e benchmarking dos classificadores de TinyML; Integração, construção e validação do protótipo laboratorial; Redação e apresentação de artigos científicos para publicação em revistas do Journal Citation Report (JCR).  

A avaliação do trabalho desenvolvido será verificada através dos resultados obtidos a indicar em sede de relatório de atividades, a elaborar pelo bolseiro.  

Local de trabalho e Orientação científicaO plano de trabalhos será desenvolvido no Centro Algoritmi da Universidade do Minho, sito no Campus de Gualtar, sob a orientação científica do Doutor José Manuel Ferreira Machado, Professor Associado com Agregação do Departamento de Informática da Universidade do Minho. 

Duração da bolsa A bolsa terá a duração de 12 meses, com início previsto em julho de 2023. O contrato de bolsa poderá ser eventualmente renovável, por períodos adicionais até ao prazo máximo de 3 anos, caso esses períodos não excedam o limite máximo da duração do projeto e/ou da legislação aplicável.

14/06/2023 , Por COMPETE 2030