Bolsa de Investigação para Mestre | neXt Sense

A  Universidade do Minho abre concurso para atribuição de uma Bolsa de Investigação para Mestre em Engenharia Informática, Engenharia Biomédica (Informática Médica) ou áreas afins, no âmbito do projeto  neXt Sense: Safety Connected and Automated Vehicles, financiado através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER), da União Europeia através do POCI - Programa Operacional Competitividade e Internacionalização (COMPETE 2020), do Portugal 2020.

Período da candidatura: O concurso encontra-se aberto de 22 de junho a 6 de julho de 2023.

Requisitos de admissãoDestinatários: A vaga em aberto destina-se aos candidatos possuidores de grau mestre que, à data da respetiva contratação, comprovem a inscrição em um dos seguintes cursos:

 - Doutoramento (na área ou área afim à solicitada em edital); 

-  Mestrado/Mestrado Integrado (outro mestrado na área ou área afim à solicitada em edital);

- Curso não conferente de grau académico, integrado no projeto educativo da instituição, desenvolvidos em associação ou cooperação com uma ou várias unidades de I&D (por ex.: pós-graduações, estudos avançados, formação especializada). 

Requisito para concessão da bolsa: - Os candidatos poderão concorrer sem inscrição prévia no curso para o qual é aberto a bolsa. O requisito de inscrição em curso conferente ou não conferente de grau será verificado à data da contratualização da bolsa.  

- Apenas serão contratualizadas as bolsas cujos candidatos selecionados apresentem comprovativo válido de inscrição no curso conferente ou não conferente de grau, conforme tipologia de bolsa a concurso, emitido pelos serviços académicos da Instituição de Ensino Superior, respetivamente com a indicação do ano letivo em curso ou da sua duração (início e termo). 

- A inscrição em cursos não conferentes de grau não creditados não serão considerados como comprovativo de inscrição.

Perfil dos destinatários: os candidatos deverão possuir, obrigatoriamente, à data de candidatura, o grau de Mestre em Engenharia Informática, Engenharia Biomédica (Informática Médica) ou áreas afins.

a) Os candidatos deverão também ter, obrigatoriamente, conhecimentos em:

- Machine Learning, Programação, Aprendizagem Profunda e Visão Computacional; 

b) Será dada prioridade a candidatos com experiência em:

- Participação em projetos de investigação. 

Plano de trabalhosO plano de trabalhos insere-se no Subprograma SP1 – “Tecnologia de microssistemas (MEMS) para sensores automóveis”, na Atividade 3, no perfil “MSc Ciências de Computadores - Novo #1”, a qual corresponde ao período inicial estabelecido para a bolsa de investigação, a aditar em eventuais renovações, em documento próprio (plano de trabalhos). Este plano consiste projeto estudar e desenvolver aplicações de software e de classificadores de TinyML para aumentar a gama de aplicações em que os sensores MEMS propostos podem ser utilizados. Desenvolvimento das primeiras provas de conceito, redação de relatórios de progresso técnico sobre as atividades empreendidas como parte do projeto; Preparação e especificação de modelos de inteligência Artificial; Design e implementação, treino e validação dos modelos de IA; Validação, verificação, avaliação e benchmarking dos classificadores de TinyML; Integração, construção e validação do protótipo laboratorial; Preparação e publicação de publicações científicas. 

A avaliação do trabalho desenvolvido será verificada através dos resultados obtidos a indicar em sede de relatório de atividades, a elaborar pelo bolseiro.  

Este contexto de investigação e abordagem metodológica é a adequada para a concretização da dissertação de mestrado, no caso de candidatos inscritos em cursos de 2º ciclo, como Mestrados ou Mestrados Integrados, ou em Cursos de Doutoramento, para o desenvolvimento da tese doutoral.

Local de trabalho e Orientação científica O plano de trabalhos será desenvolvido no Centro Algoritmi da Universidade do Minho, sito no Campus de Gualtar sob a orientação científica do Doutor José Manuel Ferreira Machado, Professor Associado com Agregação do Departamento de Informática da Universidade do Minho. 

Duração da bolsa A bolsa terá a duração de 12 meses, com início previsto em julho de 2023. O contrato de bolsa poderá ser eventualmente renovável por períodos adicionais até atingirem: 

- 2 anos: estudantes inscritos em mestrado; 

- 4 anos: estudantes inscritos em doutoramento. 

Em nenhuma situação as bolsas poderão ultrapassar o limite máximo da duração do projeto e/ou da legislação aplicável. 

22/06/2023 , Por COMPETE 2020