Bolsa de Investigação para Pós-Doutoral ou Doutorandos | Engenharia dos Materiais

Encontra-se aberto concurso para atribuição de uma Bolsa de Investigação para Doutorados ou Bolsas de Investigação para Doutorandos, no âmbito das atividades de investigação do projeto Tooling 4G – “Advanced Tools for Smart Manufacturing”, cofinanciado pelo FEDER, através do COMPETE 2020.

Período da candidatura: 13 a 26 de março de 2020.

Destinatários: Podem concorrer a esta bolsa candidatos que cumpram os requisitos do Perfil 1 ou do Perfil 2. No entanto, apenas serão considerados as candidaturas dos candidatos que preencham os requisitos do Perfil 2, caso não hajam candidatos que cumpram os requisitos do Perfil 1, considerando que este perfil tem prioridade no âmbito do presente aviso de abertura.

Requisitos do Perfil 1:

Candidatos doutorados, na área Engenharia Eletrónica Industrial e Computadores, Ciência e Engenharia de Polímeros e Compósitos, Ciência e Engenharia de Materiais, Engenharia Mecânica, ou áreas afins, que preencham cumulativamente os seguintes requisitos:

·    Titulares do grau de doutor obtido nos três anos anteriores à data de submissão da candidatura à bolsa;

·    Terem realizado os trabalhos de investigação que conduziram à atribuição do grau de doutor em entidade distinta da unidade de acolhimento, Instituto de Polímeros e Compósitos, Departamento de Engenharia de Polímeros, Campus de Azurém;

·    Não excedam, com a celebração do contrato em causa, incluindo as renovações possíveis, um período acumulado de três anos nessa tipologia de bolsa, seguidos ou interpolados.

Os candidatos que não preencham, cumulativamente, os requisitos descritos serão excluídos.

Requisitos do Perfil 2:

Estudantes inscritos num programa doutoral, com formação base na área de Engenharia Eletrónica Industrial e Computadores, Ciência e Engenharia de Polímeros e Compósitos, Ciência e Engenharia de Materiais, Engenharia Mecânica, ou áreas afins.

Plano de trabalhos: 

Perfil 1:

O plano de trabalhos incidirá essencialmente i) o desenvolvimento de novas soluções de monitorização de variáveis críticas associadas ao processo de moldação por injeção e transmissão dados para uma plataforma de controlo e ii) o desenvolvimento de um sistema de controlo que permita executar ações de correção no processo de injeção.

Perfil 2:

O plano de trabalhos incidirá essencialmente i) na participação na identificação e criação de soluções de monitorização de variáveis críticas associadas ao processo de moldação por injeção e transmissão dados para uma plataforma de controlo e ii) na participação na identificação e criação de um sistema de controlo que permita executar ações de correção no processo de injeção.

Local de Trabalho: Departamento de Engenharia de Polímeros - Instituto de Polímeros e Compósitos - Universidade do Minho

Duração da bolsa: A bolsa terá a duração de 6 meses, com início previsto em abril de 2020, eventualmente renovável, até ao limite aprovado para o projeto.

 

 

 

 

 

 

 

13/03/2020 , Por COMPETE 2020