Bolsa de Investigação de iniciação a I&D | AGRONAUT

Departamento de Engenharia Química da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto abre concurso para a atribuição de 1 Bolsa de Investigação de iniciação a I&D no âmbito do projeto  AGRONAUT: Estudo do impacto agronómico da utilização de lamas de depuração através de uma perspectiva de exposição, co-financiado pelo FEDER, através do COMPETE 2020.

Período da candidaturaO concurso encontra-se aberto no período de 1 a 15 de outubro 2020.

Requisitos de admissãoEstudantes inscritos num curso técnico superior profissional, numa licenciatura, num mestrado integrado ou num mestrado nas áreas de Engenharia Agronómica, Ciências e Tecnologias do Ambiente, Ambiente, Biologia e áreas afins.

Plano de trabalhosO trabalho a desenvolver pelo candidato selecionado destina-se a avaliar a utilização de lamas de depuração provenientes de estações de tratamento de águas residuais (ETARs) como fertilizante agrícola e analisar o potencial de migração de poluentes emergentes presentes nas mesmas para as culturas. O efeito da composição do substrato será avaliado no crescimento, desenvolvimento e produtividade da ervilha. O candidato selecionado estará envolvido na implementação dos ensaios, monitorização dos estádios fenológicos, observações e registos durante o ciclo da cultura, colheita de amostras, análises químicas e tratamento de dados.

Local de TrabalhoO trabalho será desenvolvido na Unidade de Investigação LEPABE - Laboratório de Engenharia de Processos, Ambiente, Biotecnologia e Energia do Departamento de Engenharia Química da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto. Contudo, o estudante estará maioritariamente alocado às tarefas do projeto que se desenvolvem no Campus Agrário de Vairão (Centro de Investigação GreenUPorto).

Duração da bolsaA bolsa terá a duração de 6 meses, com início previsto em outubro de 2020, em regime de exclusividade, eventualmente renovável, mas não ultrapassando a data de conclusão do projeto.

01/10/2020 , Por COMPETE 2020