Bolsa de Investigação para Licenciado | Ciências Químicas/Bioquímicas

Encontra-se aberto concurso para a atribuição de uma Bolsa de Investigação para Licenciado no âmbito do projeto BEEHAPPY - Sanidade da abelha melífera (Apis mellifera L.) dos Açores: comparação dos padrões epidemiológicos num laboratório natural único, co-financiado pelo FEDER, através do COMPETE 2020.

Período da candidatura: 13 de dezembro 2019 a 27 de dezembro 2019.

Requisitos de AdmissãoPretende-se um licenciado em Ciências Químicas/Bioquímicas ou afins, com média de curso igual ou superior a 14 valores. O candidato deverá frequentar mestrado em área adequada, preferencialmente na área das ciências dos alimentos. Os candidatos deverão ter conhecimentos fundamentais e experiência em biologia molecular, nomeadamente extração de DNA, eletroforese, PCR, PCR em tempo real e utilização de ferramentas de bioinformática. Adicionalmente, será valorizada a experiência na aplicação de técnicas de biologia molecular na análise de alimentos, bem como técnicas afins, tais como imunoensaios aplicados à análise de alimentos. Os candidatos devem ter bons conhecimentos de inglês falado e escrito, revelar entusiasmo pela investigação científica, boa capacidade de organização, espírito de grupo, autonomia, espírito crítico, interesse em integrar equipas multidisciplinares e possuir disponibilidade imediata.

Plano de trabalhosO bolseiro deverá desenvolver trabalho experimental no âmbito da avaliação da autenticidade do mel dos Açores, particularmente o mel com Denominação de Origem Protegida (DOP). As atividades consistirão no desenvolvimento de técnicas de biologia molecular para a identificação da origem botânica do mel, nomeadamente utilização de ferramentas de bioinformática, extração de DNA, otimização de técnicas de PCR específicas de espécies e PCR em tempo real acoplada à análise de High Resolution Melting e sequenciação.

Local de Trabalho: O trabalho será desenvolvido nos laboratórios do REQUIMTE-LAQV/ICETA da Faculdade de Farmácia da Universidade do Porto.

Duração da bolsa: A bolsa terá a duração de 6 meses, com início previsto para janeiro de 2020.

13/12/2019 , Por COMPETE 2020