Bolsa de Investigação para Mestre | Química orgânica

Encontra-se aberto concurso para a atribuição de uma Bolsa de Investigação para Mestre no âmbito do projeto LIGHTSLAB – DESENVOLVIMENTO DE SOLUÇÕES INOVADORAS DE LAJES DE PAINEL SANDWICH, cofinanciado pelo FEDER através do COMPETE 2020.

Período da candidatura: 23 de março de 2020 a 03 de abril de 2020.

Requisitos de Admissão: Estudantes de Doutoramento na Universidade do Minho (inscrição poderá ser efetuada em simultaneidade com a atribuição da bolsa).

Os(As) candidatos(as) à Bolsa de Investigação Científica (BI) deverão preferencialmente satisfazer os seguintes requisitos:

  • Mestrado em Química orgânica, Engenharia Química, Engenharia de Polímeros, Engenharia de Materiais ou semelhante;
  • Experiência na realização de ensaios mecânicos normalizados;
  • Domínio da língua inglesa.

Plano de trabalhos: A atividade a desenvolver centrar-se-á na construção e estudos mecânicos de painéis sanduiche que contem espumas poliméricas. Os principais objetivos a atingir são os seguintes: 1. Estudar a polimerização de várias espumas reativas comerciais usadas na preparação de paneis-sanduiche; 2. Desenvolver uma metodologia quantitativa para estudar a adesão de espumas poliméricas com vários metais através de testes mecânicos normalizados em tensão, compressão e flexão; 3. Executar um conjunto de análises físico-químicas com o objetivo de otimizar as propriedades mecânicas dos painéis sanduiche desenvolvidos.

Local de Trabalho: O trabalho será desenvolvido no IPC - Institute for Polymers and Composites do Departamento de Engenharia de Polímeros da Escola de Engenharia da Universidade do Minho.

Duração da bolsa: A bolsa terá à duração de 12 meses, eventualmente renovável até ao final do projeto, com início previsto em abril de 2020.

23/03/2020 , Por COMPETE 2020