Bolsa de Investigação para Doutorado | Engenharia Química ou Mecânica

Encontra-se aberto concurso para a atribuição de uma bolsa de investigação pós-doutoral no âmbito do projeto de investigação E-NOx - Valorização de correntes de N2O e NOx em reações de oxidação através de processos eletroquímicos, cofinanciado pelo FEDER através do COMPETE 2020.

Período da candidatura: 25 de junho a 8 de julho 2020.

Requisitos de admissão: Esta bolsa de investigação pós-doutoral só pode ser concedida desde que se verifiquem cumulativamente os seguintes requisitos:

a) O grau de Doutor em Engenharia Química ou Mecânica ou Doutoramento em áreas afins tenha sido obtido nos três anos anteriores à data da submissão da candidatura à bolsa;

b) A investigação pós -doutoral seja realizada em entidade de acolhimento distinta da entidade onde foram desenvolvidos os trabalhos de investigação que conduziram à atribuição do grau de doutor;

c) não exceder, com a celebração do contrato de bolsa em causa, incluindo as renovações possíveis, um período acumulado de três anos nesta tipologia de bolsa, seguidos os interpolados.

Plano de trabalhos

1) sintetizar e otimizar materiais de cátodo por forma a serem utilizados adequadamente num dispositivo eletroquímico de redução de N2O e NOx. Os materiais utilizados no cátodo, para além de oferecerem elevada atividade eletrocatalítica, devem ainda apresentar elevada condutividade elétrica, compatibilidade química com os outros componentes da célula eletroquímica, microestrutura controlada (porosidade adequada), estabilidade química bem como um coeficiente de expansão térmica adequados para o manuseamento e fabrico do mesmo. Desta forma, o objetivo deste trabalho está focado no desenvolvimento de um cátodo que preencha estes requisitos

2) A combinação do conhecimento obtido nas  tarefas anteriores permitirá a preparação de uma única célula (MEA), constituída por eletrólito e elétrodos que permitirá o tratamento simultâneo de N2O, NOx e produção de NO. Será ainda avaliado o desempenho eletroquímico da célula desenvolvida, nomeadamente a sua eficiência elétrica e a seletividade do produto em função da temperatura, através de espectroscopia de impedância e cromatografia gasosa.

3) Apoio à gestão e divulgação do projeto (Gestão dos equipamentos, preparação de reuniões, organização de atividades de divulgação e preparação de publicações científicas).

Local de TrabalhoO trabalho será desenvolvido no Departamento de Engenharia Química da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto.

Duração da bolsaA bolsa terá a duração de 6 meses, com início previsto em junho de 2020, em regime de exclusividade, eventualmente renovável até ao limite de 3 anos, e nunca ultrapassando a data de conclusão do projeto.

25/06/2020 , Por COMPETE 2020