Bolsa de Investigação para Mestre | ZERO.MOULD

O Departamento de Engenharia Eletrotécnica e de Computadores da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra abre concurso para a atribuição de uma bolsa de investigação para Mestre no âmbito do projeto de I&D ZERO.MOULD (POCI-01-0247-FEDER-039958), cofinanciado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER), através do Programa Operacional de Competitividade e Internacionalização.

Período da candidatura: O concurso encontra-se aberto no período de 20 de outubro a 2 de novembro de 2020.

Requisitos de admissão: Mestres que se encontrem inscritos em cursos não conferentes de grau académico integrados no projeto educativo de uma instituição de ensino superior ou inscritos em doutoramento.

O curso não conferente de grau académico deverá estar relacionado com o tipo de atividade da bolsa e deverá ser da área de Engenharia Eletrotécnica e de Computadores, Engenharia Informática, Matemática, Engenharia Física, Engenharia Biomédica ou similar.

Consideram-se «Cursos não conferentes de grau académico» os cursos a que se refere a alínea e) do n.º 3 do artigo 4.º do Decreto-Lei n.º 74/2006, de 24 de março, na sua redação atual, desde que desenvolvidos em associação ou cooperação entre a instituição de ensino superior e uma ou várias unidades de I&D, de acordo com o previsto na alínea e) do Artigo 3.º do Regulamento de Bolsas de Investigação da FCT.

Plano de trabalhosMuitas indústrias usam objetos e peças metálicas cujas superfícies são muito homogéneas e especulares, sem pontos de referência ou elementos visuais distintivos. A medição da forma 3D dessas superfícies (para controlo de qualidade) é extremamente difícil devido à natureza refletora da superfície da peça. A qualidade da superfície em si é difícil de caracterizar. Este plano de trabalho visa desenvolver métodos e abordagens que permitam a aquisição de imagens 2D e 3D de superfícies muito refletoras, especulares e homogéneas. As abordagens atuais baseiam-se na projeção de padrões de luz visível e na projeção de padrões em infravermelhos e em imagens adquiridas por câmaras. Os algoritmos mais usados baseiam-se em modelos de formação de imagem que modelizam “especularidades”.

Local de TrabalhoDepartamento de Engenharia Eletrotécnica e de Computadores da Universidade de Coimbra.

Duração da bolsaA bolsa terá a duração de 12 meses.

20/10/2020 , Por COMPETE 2020