Bolsa de Investigação para Mestre | ORAiDEA

A Universidade do Minho abre concurso para atribuição de uma Bolsa de Investigação para Mestrado em Engenharia de Materiais, Engenharia Mecânica, Engenharia Biomédica, Engenharia de Polímeros, Engenharia Química, Engenharia Física, Física ou áreas afins, no âmbito do projeto  ORAiDEA - Desenvolvimento de implantes dentários multifuncionais, financiado através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER), da União Europeia através do POCI - Programa Operacional Competitividade e Internacionalização (COMPETE 2020), do Portugal 2020.

Período da candidatura: O concurso encontra-se aberto de 14 a 28 de novembro 2022.

Requisitos de admissão: Categoria do destinatário: - Esta bolsa de investigação destina-se a atividades de I&D de alunos inscritos num doutoramento.

- Podem ainda destinar-se a atividades de I&D de mestres inscritos em cursos que não conferem grau académicos integrados no projeto educativo da instituição, desenvolvidos em associação ou cooperação com uma ou mais unidades de I&D.

Perfil dos candidatos:

- Requisito obrigatório: Mestrado em Engenharia de Materiais, Engenharia Mecânica, Engenharia Biomédica, Engenharia de Polímeros, Engenharia Química, Engenharia Física, Física ou áreas afins;

- Não ter beneficiado de bolsa de investigação para cursos que não conferem grau académico por um período de 2 anos consecutivos ou interpolados;

- Na data da respetiva contratação, os candidatos devem comprovar a inscrição num dos seguintes cursos:

> Doutoramento (na área ou área relacionada ao solicitado no edital);

> Cursos que não conferem grau académico, integrados no projeto educativo de uma instituição de ensino superior, na área ou área relacionada com a solicitada no edital (ex: pós-graduação, estudos avançados, formação especializada).

Plano de trabalhosO projeto ORAiDEA propõe o desenvolvimento de implantes dentários multifuncionais, começando pelo seu design e posteriormente produzidos por usinagem de blocos à base de titânio (Ti). Pretende-se que os bolseiros desempenhem as seguintes tarefas:

- Design e usinagem de implantes e acréscimos protéticos;

- Produção de revestimentos M-TiN (M = Ag, Zn ou Cu) por sputtering com e sem cluster gun;

- Caracterização química, física, estrutural e mecânica de revestimentos M-TiN (M = Ag, Zn ou Cu);

- Avaliação da bioatividade e atividade antibacteriana dos revestimentos.

Local de trabalho e Orientação científicaO trabalho será desenvolvido no Centro de Física da Universidade do Minho, em Gualtar ou Azurém, e no departamento de Engenharia Mecânica da Universidade de Coimbra, em regime de exclusividade e sob a orientação científica da Profa. Sandra Carvalho.

Duração da bolsaA bolsa terá duração de 6 meses, com início em dezembro de 2022. A bolsa poderá eventualmente ser renovada de acordo com a execução do projeto e legislação aplicável.

14/11/2022 , Por COMPETE 2020