Bolsa de Investigação para Mestre | PRIDOP

A Universidade do Minho abre concurso para atribuição de uma Bolsa de Investigação para Mestre em Engenharia Mecânica, no âmbito do projeto PRIDOP - Innovation in die-casting and Process Optimization, financiado através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER), da União Europeia através do POCI - Programa Operacional Competitividade e Internacionalização (COMPETE 2020), do Portugal 2020.

Período da candidatura: O concurso encontra-se aberto de  14 a 27 de julho 2022.

Requisitos de admissão: Estudantes matriculados em doutoramento ou mestrado matriculados em cursos não académicos integrados no projeto educativo da instituição, desenvolvidos em associação ou cooperação com uma ou mais unidades de I&D.

1. Os candidatos devem possuir, à data da candidatura, o grau de Mestre em Engenharia Mecânica com preferência por experiência na área das ciências dos termofluidos;

2. Candidatos inscritos em cursos não académicos: candidatos que excedam, com a celebração do contrato de bolsa em causa, incluindo as renovações previstas no edital, um período cumulativo de dois anos neste tipo de bolsa, consecutivos ou não , não pode se beneficiar da bolsa;

3. Na data da contratação, os candidatos devem comprovar a sua inscrição no doutoramento ou inscrição em curso de licenciatura não académico; comprovativo de habilitações académicas concluídas até à data limite de candidaturas, incluindo as resultantes de processos de reconhecimento de graus académicos;

4. Fatores preferenciais: experiência na área de simulação de fluidos e processos térmicos; experiência em técnicas de caracterização de materiais; experiência de investigação.

Plano de trabalhos:O projeto PRIDOP pretende criar conhecimento científico e desenvolver novas soluções, que permitam a inovação de processos e produtos favorecendo a sustentabilidade do setor automóvel através da obtenção de peças metálicas fundidas com elevada sanidade microestrutural e rigor dimensional e geométrico.

O candidato trabalhará em estreita colaboração com os investigadores D. Soares e J. Teixeira e participará no desenvolvimento das seguintes tarefas: (1) modelação computacional; (2) simulação de processos térmicos; (3) estabelecer uma abordagem global para a produção de componentes mecânicos.

No final do trabalho terá conhecimentos consolidados na área da simulação de fenómenos de transferência de calor.

Local de trabalho e Orientação científicaO plano de trabalho será realizado no Centro de Microssistemas Eletromecânicos (CMEMS-UMinho) da Universidade do Minho, localizado no Campus de Azurém sob a orientação científica dos Professores D. Soares e J. Teixeira.

Duração da bolsaA bolsa decorrerá por um período de 4 meses, com início provisório em setembro de 2022. A bolsa poderá eventualmente ser renovada até ao limite de execução do projeto e/ou de acordo com a legislação e regulamentação impostas para este tipo de Bolsa.

 

 

14/07/2022 , Por COMPETE 2020