Bolsa de Investigação para Doutorado | Engenharia Informática

Encontra-se aberto concurso para a atribuição de uma bolsa de investigação pós-doutoral no âmbito do projeto “Safe Cities - Inovação para Construir Cidades Seguras”, cofinanciado pelo FEDER através do COMPETE 2020.

Período da candidatura: De 16 a 30 de junho.

Requisitos de admissãoEsta bolsa de investigação pós-doutoral só pode ser concedida desde que se verifiquem cumulativamente os seguintes requisitos:

a) O grau de Doutor em Engenharia Informática, Ciências da Computação ou Engenharia Eletrotécnica ou Doutoramento em áreas afins tenha sido obtido nos três anos anteriores à data da submissão da candidatura à bolsa;

b) A investigação pós -doutoral seja realizada em entidade de acolhimento distinta da entidade onde foram desenvolvidos os trabalhos de investigação que conduziram à atribuição do grau de doutor;

c) não exceder, com a celebração do contrato de bolsa em causa, incluindo as renovações possíveis, um período acumulado de três anos nesta tipologia de bolsa, seguidos os interpolados.

Plano de trabalhos: Levantamento do estado da arte relativamente à evacuação de edifícios, envolvendo localização in-door através de dispositivos móveis, sensores ambientais em edifícios incluindo deteção de gases e fumos, sistemas IoT para redes de detetores e comunicação com dispositivos móveis, plataformas e serviços de suporte, tecnologias de desenvolvimento multiplataforma de aplicações móveis, e redes de comunicações wireless ad-hoc. Coordenação do desenvolvimento e teste de aplicações para os cenários descritos. Cooperação no planeamento e instalação de um piloto. Participação na divulgação científica do projeto. Os trabalhos irão requerer conhecimentos avançados de desenvolvimento e teste de software.

Local de TrabalhoO trabalho será desenvolvido no Departamento de Engenharia Informática da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto.

Duração da bolsaA bolsa terá a duração de 12 meses, com início previsto em julho de 2020, em regime de exclusividade, eventualmente renovável até ao limite de 3 anos, e nunca ultrapassando a duração máxima do projeto.

16/06/2020 , Por COMPETE 2020