Bolsa de Investigação para Mestre | cLabel+

A Faculdade de Ciências da Universidade do Porto abre concurso para atribuição de uma Bolsa de Investigação para Mestre em   Bioquímica, Bioengenharia, Química Agroalimentar ou áreas afins, no âmbito do projeto cLabel+: Alimentos inovadores clean label naturais, nutritivos e orientados para o consumidor, financiado através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER), da União Europeia através do POCI - Programa Operacional Competitividade e Internacionalização (COMPETE 2020), do Portugal 2020.

Período da candidatura: O concurso encontra-se aberto de 13  a 26 de setembro 2022.

Requisitos de admissão: O candidato deve ter mestrado em Bioquímica, Bioengenharia, Química Agroalimentar ou áreas afins. Além disso, o candidato deve estar a frequentar um doutoramento em Química ou Química Sustentável ou estar matriculado em cursos integrados ao projeto pedagógico de uma instituição de ensino superior. A experiência em compostos fenólicos, bem como o conhecimento em técnicas básicas de análise de alimentos (espectrofotometria e cromatografia), proteínas em matrizes alimentares (eletroforese capilar e western blotting) serão valorizadas, e experiência em estudos de interação molecular entre diferentes componentes de alimentos também será um fator preferencial.

Plano de trabalhosEsta bolsa faz parte de um projeto de investigação cujo objetivo é o desenvolvimento de alimentos naturais, nutritivos e orientados para o consumidor, inovadores e “limpos”. Neste projeto, pretende-se identificar compostos naturais, nomeadamente compostos fenólicos, com elevado potencial para substituir e reduzir a utilização de aditivos e ingredientes potencialmente perigosos como o sal, as gorduras e o açúcar. Assim, suas propriedades físicas, químicas e nutricionais serão estudadas para proporcionar experiências apetitosas e saudáveis ao consumidor. A principal tarefa será o isolamento, purificação e caracterização de compostos fenólicos de diferentes matrizes vegetais, obtendo compostos de diferentes famílias e estruturas. Os compostos identificados serão avaliados sob várias propriedades: tecnológicas (por exemplo, estabilização da matriz), sensoriais (por exemplo, cor e sabor) e biológicas (por exemplo, efeitos antioxidantes).

Consequentemente, para avaliar o impacto em todas essas propriedades, o candidato deve realizar tarefas de isolamento e caracterização dos compostos alvo (compostos fenólicos, proteínas, carboidratos) para posteriormente realizar estudos de interação, bem como usar vários modelos biológicos e ensaios celulares para avaliar os seus efeitos biológicos.

Local de trabalho e Orientação científicaO trabalho será desenvolvido na Faculdade de Ciências da Universidade do Porto - Departamento de Química e Bioquímica - Laboratório de Química Orgânica Aplicada (QUINOA) do LAQV-REQUIMTE, sob orientação científica do Professor Victor de Freitas, Joana Oliveira (PhD) , Maria Rosa Perez-Gregorio (PhD) e Susana Soares (PhD).

Duração da bolsaA bolsa terá a duração de 7 meses, não podendo ultrapassar a data final do projeto 31/05/2023, com início a 1 de novembro de 2022.

13/09/2022 , Por COMPETE 2020