Bolsa de Investigação para Licenciado | rePLANt

A  Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto abre concurso para atribuição de uma Bolsa de Investigação para Licenciado em Engenharia Informática, Engenharia Eletrotécnica e de Computadores, Bioengenharia, Engenharia Biomédica ou área afim, no âmbito do projeto  rePLANt: Implantação de estratégias colaborativas para a gestão integrada da floresta e do fogo, financiado através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER), da União Europeia através do POCI - Programa Operacional Competitividade e Internacionalização (COMPETE 2020), do Portugal 2020.

Período da candidatura: O concurso encontra-se aberto de 9 a 22 de março de 2023.

Requisitos de admissão: Podem candidatar-se a este concurso, os candidatos que reúnem cumulativamente os seguintes dois requisitos:

Requisito 1:

- Ser estudante inscrito num mestrado ou mestrado integrado, que já tenham realizado os 180 créditos correspondentes aos primeiros seis semestres curriculares, na área de Engenharia Informática, Engenharia Eletrotécnica e de Computadores, Bioengenharia, Engenharia Biomédica ou área afim, requisito a ser comprovado no ato da contratação.

ou

- estar inscrito em curso não conferente de grau académico integrado no projeto educativo de uma instituição de ensino superior, desenvolvido em associação ou cooperação com uma ou várias unidades de I&D, requisito a ser devidamente comprovado no ato da contratação. 

Nota: No caso de licenciados que se encontrem inscritos em cursos não conferentes de grau académico a bolsa apenas pode ser atribuída a quem não exceda, com a celebração do contrato de bolsa em causa, incluindo as renovações possíveis, um período acumulado de dois anos nessa tipologia de bolsa, seguidos ou interpolados

E

Requisito 2: - Ser detentor do grau de Licenciatura em Engenharia Informática, Engenharia Eletrotécnica e de Computadores, Bioengenharia, Engenharia Biomédica ou área afim. 

Caso a habilitação tenha sido conferida por instituição de ensino superior estrangeira, a mesma tem de obedecer ao disposto no Decreto-Lei n.º 66/2018, de 16 de agosto, devendo quaisquer formalidades aí estabelecidas estar cumpridas até ao ato de contratação.

Plano de trabalhosComo parte do projecto rePLANt, o bolseiro terá de lançar as bases para a o desenvolvimento de um sistema de perceção baseado Ground Penetrating Radar (GPR), concretamente:

1. Conhecer o trabalho anterior da FEUP na área

2. Fazer re-engenharia da pipeline de perceção

3. Teste da solução desenvolvida

4. Relatar os resultados em formato científico

Local de trabalho e Orientação científicaO trabalho será desenvolvido no Departamento de Engenharia Eletrotécnica e de Computadores da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, sob a orientação científica do Professor Armando Sousa. 

Duração da bolsaA bolsa durará até 30/06/2023, com início previsto em Março de 2023, em regime de exclusividade, eventualmente renovável, mas não ultrapassando a data de conclusão do projeto. 

Caso os procedimentos de contratação não permitam que a bolsa tenha a duração mínima de 3 meses consecutivos de acordo com o nº 3 do art.º 6º do Regulamento de Bolsas de Investigação da Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P. , a bolsa não será atribuída.

A eventual renovação da bolsa será efetuada conforme determinado no art.º 6º do Regulamento de Bolsas de investigação da Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P.

09/03/2023 , Por COMPETE 2020