Bolsa de Investigação para Licenciado | INOVMINERAL 4.0

A Faculdade de Ciências da Universidade do Porto abre concurso para a atribuição de uma Bolsa de Investigação para Licenciado no âmbito do Projeto INOVMINERAL 4.0 - TECNOLOGIAS AVANÇADAS E SOFTWARE PARA OS RECURSOS MINERAIS, cofinanciado pelo FEDER  através do COMPETE 2020.

Período da candidatura: A candidatura está aberta de 5 a 18 de julho 2022.

Requisitos de admissão: - Possuir Licenciatura em Geologia.

- Estar inscrito no Mestrado em Geologia ou em Geomateriais e Recursos Geológicos.

Embora os destinatários devam estar inscritos num ciclo de estudos conducente à atribuição de grau académico ou em curso que não confira o grau académico, no momento da candidatura não é necessário que o candidato tenha feito tal inscrição, e comprovativo de inscrição deverá ser apresentada até a contratação da bolsa. Os candidatos apenas são obrigados a cumprir os requisitos para se inscrever na oferta formativa. Caso haja candidatos já inscritos (inclusive frequentar um curso), eles concorrem em pé de igualdade com os não inscritos.

Nota: No caso de licenciados que se encontrem inscritos em cursos que não conferem grau académico, a bolsa de investigação só pode ser atribuída a quem não ultrapasse, com a celebração do contrato de bolsa de investigação em causa, incluindo eventuais renovações, um período de dois anos neste tipo de bolsa, consecutiva ou interpolada.

Requisitos de preferência: Será dada preferência também a candidatos com experiência em lítio. Os candidatos com grau de mestre e os candidatos com a licenciatura só serão admitidos se não se candidatarem ao mestrado, ou se o fizerem, estes não sejam de uma das áreas de formação acima referidas

Plano de trabalhos• Amostragem, preparação e análise de amostras com equipamento de espectrometria para distinguir entre diferentes minerais de lítio (principalmente espodumênio e petalita).

• Voos de DRONE, com câmera RGB e/ou sensor LiDAR, nas áreas alvo de pesquisa e posterior processamento de dados para obtenção de MDTs e ortofotos de alta precisão.

Local de trabalho e Orientação científicaO plano de trabalho será desenvolvido Departamento de Geociências, Ambiente e Ordenamento do Território, Faculdade de Ciências da Universidade do Porto e Instituto de Ciências da Terra (Porto pólo) sob a orientação científica do Professor Doutor Alexandre Martins Campos de Lima.

Duração da bolsaDuração inicial de 6 meses, com início em agosto de 2022, eventualmente renovável, mas não ultrapassando a data final do projeto 30/06/2023.

 

05/07/2022 , Por COMPETE 2020