Bolsa de Investigação para Licenciado | STVgoDigital

A Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Instituto Politécnico de Viana do Castelo abre concurso para a atribuição de uma Bolsa de Investigação para Licenciado no âmbito do Projeto "STVgoDigital - Digitalização da Cadeia de Valor do STV", cofinanciado pelo FEDER  através do COMPETE 2020.

Período da candidatura: O prazo de candidatura decorre até ao 10º dia consecutivo contado a partir da data de publicação.

Requisitos de admissão: Os/As candidatos/as à referida bolsa deverão ser detentores do grau de licenciado em Engenharia Informática, Engenharia da Computação Gráfica e Multimédia, Ciências da Computação, ou áreas afins, estar inscrito em curso de Mestrado em Engenharia Informática, e ter experiência comprovada no desenvolvimento de soluções baseadas em Blockchain, e de backends para APIs em servidores Web e para a Cloud, bem como experiência preferencial no desenvolvimento de aplicações Web, sendo valorizada a experiência comprovada de realização de trabalho de campo na área de investigação, com produção científica relevante para o efeito.

Plano de trabalhosInvestigação, desenvolvimento e documentação de soluções baseadas na Blockchain e na Cloud, nas diversas tarefas inerentes às seguintes atividades:

- A1. “Estudos preliminares e especificações”, com ênfase nas tarefas T1.2 Levantamento de necessidades, caracterização dos processos produtivos e identificação preliminar de requisitos; T1.3 especificação das soluções e arquiteturas do sistema, que servirão de base para a concepção e desenvolvimento dos protótipos.

- A2. “I&D do Produto têxtil de vestuário ampliado com Identidade (ID)”, com ênfase nas tarefas T2.2 I&D da Plataforma/serviço para o têxtil de vestuário ampliado com ID; T2.4 I&D da Ficha com ID do produto; e T2.5 I&D do Índice de sustentabilidade/ circularidade.

- A3. “I&D do Produto têxtil-lar ampliado com Identidade (ID)”, com ênfase nas tarefas T3.2 I&D da Plataforma/serviço para o têxtil de vestuário ampliado com ID; T3.4 I&D da Ficha com ID do produto; e T3.5 I&D do Índice de sustentabilidade/ circularidade.

- A4. “Construção dos protótipos”, T4.1 Prototipagem e reengenharia da solução do produto têxtil de vestuário ampliado com ID; T4.2 Prototipagem e reengenharia da solução do produto têxtil-lar am- pliado com ID.

- A5. “Testes, ensaios e validação dos protótipos”, T5.1 Ensaios de teste e validação em ambiente experimental (simulado), para avaliação do desempenho dos protótipos desenvolvidos à escala laboratorial; T5.2 Ensaios de teste e validação em contexto real – vestuário; e, T5.3 Ensaios de teste e validação em contexto real - têxteis-lar.

No âmbito das tarefas descritas, inseridas nas referidas atividades, está previsto o desenvolvimento das soluções previstas nas tarefas técnicas, a redação dos relatórios técnicos, o apoio na redação de relatórios financeiros, o apoio na redação dos procedimentos de trabalho do projeto: académicos, técnicos, administrativos, económicos; a redação de relatórios técnicos e sua apresentação e publicação em eventos e encontros, o apoio na pesquisa, redação e elaboração dos materiais formativos, o apoio na definição e formalização das metodologias de trabalho, práticas de gestão, e o apoio na divulgação e transferência de resultados do projeto.

Local de TrabalhoO trabalho será desenvolvido na Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Instituto Politécnico de Viana do Castelo sob a orientação científica do Professor António Miguel Rosado da Cruz.

Duração da bolsaA bolsa terá a duração de 12 meses, com início previsto em abril de 2022, e possibilidade de renovação até ao término do projeto.

24/03/2022 , Por COMPETE 2020