Bolsa de Investigação para Licenciado | PAC

Universidade de Aveiro abre concurso para atribuição de uma Bolsa de Investigação para Licenciado em Engenharia de Computadores, Telecomunicações, Informática, Telemática, ou equivalente, no âmbito do projeto PAC: Portugal AutoCluster for the Future, financiado através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER), da União Europeia através do POCI - Programa Operacional Competitividade e Internacionalização (COMPETE 2020), do Portugal 2020.

Período da candidatura: O concurso encontra-se aberto de 27 de outubro a 10 de novembro 2022.

Requisitos de admissãoEstudantes inscritos em Mestrado em Engenharia de Computadores, Telecomunicações, Informática, Telemática, ou equivalente.

A prova de inscrição deve ser efetuada até à contratualização, podendo o candidato juntar declaração de compromisso de honra em como cumpre os requisitos para inscrição em mestrado integrado, mestrado ou doutoramento ou em curso não conferente de grau académico.

Caso a habilitação tenha sido conferida por instituição de ensino superior estrangeiraterá de ser reconhecida por instituição de ensino superior portuguesa, nos termos do disposto no artigo 25.º do Decreto-Lei n.º 66/2018, de 16 de agosto, que aprova o regime jurídico de reconhecimento de graus académicos e diplomas de Ensino Superior, atribuídos por instituições de ensino superior estrangeiras, e da alínea e) do n.º2 do artigo 4.º do Decreto-Lei nº 60/2018, de 03 de agosto, devendo quaisquer formalidades aí estabelecidas estar cumpridas até à data do ato de contratação.

Plano de trabalhosA presente bolsa visa o desenvolvimento de trabalhos no âmbito do PPS4 – Tecnologias de sensorização e conectividade do Projeto Mobilizador do Cluster Automóvel de Portugal. Em particular, o bolseiro deverá desenvolver trabalho nas temáticas de comunicações veiculares, infraestrutura de acesso e integração IoT, sistemas de comunicação ao nível da segurança rodoviária para uma interação segura entre o veículo e os utilizadores vulneráveis da via (peões, ciclistas, motociclistas).

Local de trabalho e Orientação científicaO trabalho será desenvolvido no Instituto de Telecomunicações do Departamento de Engenharia Eletrónica, Telecomunicações e Informática da Universidade de Aveiro, sob a orientação científica da Professora Doutora Susana Isabel Barreto de Miranda Sargento.

Duração da bolsaA bolsa terá a duração de 6 meses, com início previsto em dezembro de 2022, eventualmente renovável, até ao limite máximo do financiamento aprovado, não podendo em caso algum ultrapassar os limites definidos nos n.ºs 3 e 4 do artigo 6.º do Regulamento n.º 950/2019, de 29 de novembro, publicado em Diário da República, n.º 241, 2.ª Série, de 16 de dezembro (Regulamento de Bolsas de Investigação da FCT, I.P.).

27/10/2022 , Por COMPETE 2020