Bolsa de Investigação para Mestre | AUGMANITY

Departamento de Engenharia Mecânica da Universidade de Aveiro abre concurso para atribuição de uma Bolsa de Investigação para Mestre no âmbito do projeto AUGMANITY: Augmented Humanity, cofinanciado FEDER, através do COMPETE 2020.

Período da candidaturaO concurso encontra-se aberto no período de 4 a 17 de novembro 2020.

Requisitos de admissãoDetentor de grau de Mestre em Engenharia na área científica do edital ou área afim, e inscritos, ou em processo de inscrição, em Programa Doutoral da Universidade de Aveiro numa área afim ao da área científica do Edital. Será dada preferência à existência de experiência anterior em investigação nas áreas do Edital e afins.

Plano de trabalhos:Interação Mista com e sem Contacto entre Operador Humano e Robô em Célula de Fabrico Colaborativa
Objetivo principal:
- Desenvolvimento dos algoritmos, técnicas, modelos e ferramentas computacionais necessárias à construção de um sistema robótico de manipulação envolvido em tarefas de interação mista, com e sem contacto, com um operador humano numa célula de fabrico colaborativa.
O trabalho a desenvolver enquadra-se nas tarefas A2.T1 - Intuitive interfaces, A2.T2 - Physical interactive behavior e A2.T3 - Action planning and control, de onde se destacam mais especificamente as seguintes subtarefas:
- Integração do manipulador e suas extensões no modelo CAD da célula para posterior representação e simulação.
Instalação e configuração da garra e sensores para interação por contacto e força entre o operador e o robô.
- Desenvolvimento de mecanismos avançados de interação humano-robô, baseados em voz ou gestos, que permitam ao operador humano comandar intuitivamente o robô acionando a execução de ações colaborativas.
- Aplicação de técnicas de reconhecimento de ações e antecipação das intenções que permitam ao robô adaptar dinamicamente as suas ações em função da postura e movimento do operador humano.
- Desenvolvimento de algoritmos e técnicas que permitam um comportamento interativo flexível, como a transferência bidirecional de objetos entre o utilizador e o robô, e a manipulação de objetos combinando informação visual e háptica.
- Conceção e desenvolvimento de um sistema de controlo baseado em aprendizagem através de demonstrações, tentativa e erro, instruções e dados de treino.
- Avaliação de desempenho do sistema em termos de segurança e obtenção de uma colaboração natural e efetiva.

Local de TrabalhoO trabalho será desenvolvido no Departamento de Engenharia Mecânica da Universidade de Aveiro.

Duração da bolsaA bolsa terá a duração de doze meses, com início previsto em dezembro de 2020, podendo ser renovável até ao limite de 30 meses.
 

04/11/2020 , Por COMPETE 2020