Bolsa de Investigação para Mestre | FERROVIA 4.0

A Universidade do Minho abre concurso para atribuição de uma Bolsa de Investigação para Mestre em Engenharia Civil, ou em áreas consideradas afins, no âmbito do projeto FERROVIA 4.0, financiado através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER), da União Europeia através do POCI - Programa Operacional Competitividade e Internacionalização (COMPETE 2020), do Portugal 2020.

Período da candidatura: O concurso encontra-se aberto de 23 de dezembro de 2022 a 6 de janeiro de 2023.

Requisitos de admissão: Para concorrer a Bolsa de Investigação é necessário:

- Ser Mestre na área de Engenharia Civil, ou em áreas consideradas afins;

- Os candidatos deverão reunir as condições de elegibilidade previstas no artigo 9.º do Regulamento de Bolsas de Investigação da FCT I.P. (2019).

À data da respetiva contratação, deverão os candidatos comprovar a inscrição em um dos seguintes cursos:

- Doutoramento na área de Engenharia Civil;

- Curso não conferente de grau académico, integrado no projeto educativo de uma instituição do ensino superior, na área ou área afim à solicitada em edital (por ex.: pós-graduações, estudos avançados, formação especializada).

Fatores preferenciais:

- Possuir experiência profissional e de investigação em programação avançada;

- Possuir experiência profissional e de investigação em gestão de infraestruturas críticas ferroviárias.

Requisito para concessão da bolsa:

- Os candidatos poderão concorrer sem inscrição prévia no curso para o qual é aberto a bolsa. O requisito de inscrição em curso conferente ou não conferente de grau será verificado à data da contratualização da bolsa.

- Apenas serão contratualizadas as bolsas cujos candidatos selecionados apresentem comprovativo válido de inscrição no curso conferente ou não conferente de grau, conforme tipologia de bolsa a concurso, emitido pelos serviços académicos da Instituição de Ensino Superior, respetivamente com a indicação do ano letivo em curso ou da sua duração (início e termo).

- A inscrição em cursos não conferentes de grau não creditados não serão considerados como comprovativo de inscrição.

Plano de trabalhosO presente plano de trabalhos visa consolidar a formação científica do bolseiro, através do envolvimento em trabalhos de investigação, realizando as seguintes tarefas de I&D:

- Investigação e conceção de alertas e plataforma de gestão de interface;

- Integração dos modelos e soluções desenvolvidas na plataforma central.

Local de trabalho e Orientação científicaO trabalho será desenvolvido no ISISE - Institute for Sustainability and Innovation in Structural Engineering - do Departamento de Engenharia Civil, Escola de Engenharia da Universidade do Minho, sob a orientação científica do Doutor José António Silva Carvalho Campos Matos.

Duração da bolsaA duração da bolsa é de 4 meses, com início previsto em fevereiro de 2023. A bolsa poderá ser, eventualmente, renovada até ao máximo previsto na legislação aplicável e/ou no projeto, se necessário para concluir o grau académico ou para realizar atividades indispensáveis para a conclusão do projeto. 

23/12/2022 , Por COMPETE 2020