Bolsa de Investigação para Doutorado | RoboShot@FRC

A Escola de Engenharia da Universidade do Minho abre concurso para atribuição de uma Bolsa de Investigação para Doutorado em Engenharia Civil ou áreas afins, no âmbito do projeto RoboShot@FRC: Sistema Robotizado para Projeção Otimizada de Betão Reforçado com fibras em túneis ferroviários, financiado através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER), da União Europeia através do POCI - Programa Operacional Competitividade e Internacionalização (COMPETE 2020), do Portugal 2020.

Período da candidatura: O concurso encontra-se aberto de 9 a 20 de maio 2022.

Requisitos de admissão: A bolsa destina-se a doutorados na área de Engenharia Civil ou áreas afins, que preencham cumulativamente os seguintes requisitos:

- Titulares do grau de doutor obtido nos três anos anteriores à data de apresentação da candidatura à bolsa;

- Ter realizado o trabalho de investigação que conduziu à atribuição do grau de doutor numa entidade diferente da unidade de acolhimento (Instituto para a Sustentabilidade e Inovação em Engenharia de Estruturas, ISISE);

- Não exceder, com a celebração do contrato em causa, incluindo eventuais renovações, um período cumulativo de três anos neste tipo de subvenções, consecutivas ou interpoladas.

Serão excluídos os candidatos que não preencherem cumulativamente os requisitos descritos.

Elegibilidade dos candidatos: Os candidatos devem cumprir as condições de elegibilidade estabelecidas no artigo 9.º do Regulamento de Bolsas de Investigação da Fundação para a Ciência e Tecnologia (2019).

Plano de trabalhosDesenvolvimento de um modelo constitutivo para a simulação do comportamento não linear do material de concreto projetado reforçado com fibras, e sua implementação no software baseado no método dos elementos finitos, FEMIX (mês 1 a 8); este modelo deve simular explicitamente as fissuras e considerar os mecanismos de reforço das fibras, adotando elementos finitos sólidos e elementos finitos de casca em camadas; Avaliação do desempenho preditivo do modelo (mês 8 a 10).

Local de TrabalhoO plano de trabalho será realizado no ISISE - Instituto de Sustentabilidade e Inovação em Engenharia de Estruturas - do Departamento de Engenharia Civil da Escola de Engenharia da Universidade do Minho, localizada na cidade de Guimarães, sob a orientação científica dos Professores Joaquim António Oliveira Barros e Tiago Filipe Silva Miranda e do Doutor Vítor Manuel Couto Fernandes Cunha.

Duração da bolsaA bolsa de pesquisa terá duração de 10 meses, com início provisório em junho de 2022. A bolsa poderá ser eventualmente renovada até o término do projeto e/ou legislação aplicável.

09/05/2022 , Por COMPETE 2020