Bolsa de Investigação para Mestre | SIFA

A Universidade do Minho abre concurso para atribuição de uma Bolsa de Investigação para detentor do grau de Mestre em Arquitetura, Engenharia Civil ou áreas afins, no âmbito do projeto SIFA: Sistema Inteligente de Fabricação Aditiva, financiado através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER), da União Europeia através do POCI - Programa Operacional Competitividade e Internacionalização (COMPETE 2020), do Portugal 2020.

Período da candidatura: O concurso encontra-se aberto de 10 a 24 de fevereiro de 2023.

Requisitos de admissão: Candidatos com mestrado em Arquitetura, Engenharia Civil ou áreas afins, com formação em modelagem computacional, fabricação digital e estudos de materiais cerâmicos e cimentícios.

Categoria de destinatários: Alunos inscritos num programa de doutoramento ou em cursos que não conferem grau académico integrados no projeto educativo da instituição, desenvolvidos em associação ou cooperação com uma ou mais unidades de I&D.

Requisito para concessão da bolsa:

- Os candidatos podem candidatar-se sem inscrição prévia no curso a que se destina a bolsa. A exigência de inscrição em curso de licenciatura ou curso não académico será verificada à data da contratação da bolsa;

- Só serão contratadas bolsas cujos candidatos seleccionados apresentem comprovativo válido de inscrição num curso de licenciatura ou curso não académico, consoante o tipo de bolsa, emitido pelos serviços académicos da Instituição de Ensino Superior, indicando, respectivamente, o ano lectivo ou a sua duração (estrela e termo).

- A inscrição em cursos não certificados (sem unidades curriculares) não será considerada como prova de inscrição.

Plano de trabalhosO plano de trabalho insere-se na Actividade A3 do projecto "Pesquisa de novos conceitos em sistemas de Fabrico Aditivo", tarefa 2. "Investigação de novas soluções tecnológicas para a tecnologia de Extrusão de Materiais com materiais cerâmicos e cimentícios", e que inclui: o estudo da mecanismos de fabricação aditiva de materiais cimentícios e cerâmicos por extrusão; a exploração de materiais compósitos de base cimentícia e cerâmica, com fibras naturais e adjuvantes químicos, com vista à sua optimização estrutural no processo de extrusão; a definição de metodologias de projeto e construção que integrem processos computacionais de criação, modelagem e Manufatura Aditiva de componentes arquitetônicos e estruturais, apoiados em sistemas robóticos de produção; a produção de protótipos de prova de conceito.

Local de trabalho e Orientação científicaO plano de trabalho será realizado na Universidade do Minho, no ARENA – Laboratório Avançado de Design & Tecnologia da Escola de Arquitetura, Arte e Design da Universidade do Minho, Azurém, Guimarães, sob orientação científica do Professor Doutor Paulo Jorge de Sousa Cruz.

Duração da bolsaA bolsa terá a duração de 3 meses, com início previsto para abril de 2023. O contrato de bolsa poderá eventualmente ser renovado, ao abrigo do Regulamento de Bolsas e Auxílios à Investigação, até ao limite de execução do projeto.

10/02/2023 , Por COMPETE 2020