Bolsa de Investigação para Mestre | Megasolar

O Grupo de Energia e Electrónica de Potência (GEPE) do Centro ALGORITMI, da Escola Superior de Engenharia da Universidade do Minho> abre concurso para a atribuição de uma Bolsa de Investigação para Mestre no âmbito do Projeto "Megasolar: Plataforma Outdoor Integrada para a Interface controlada, coordenada e otimizada à rede de fontes renováveis e armazenamento", cofinanciado pelo FEDER  através do COMPETE 2020.

Período da candidaturaO concurso encontra-se aberto de 7 a 21 de dezembro de 2021.

Requisitos de admissão: Os candidatos devem ter um mestrado em Engenharia Industrial e de Computação, ou áreas afins, no momento da inscrição.

Elegibilidade dos candidatos: Além de possuir um mestrado, os candidatos também devem estar matriculados em:

- um programa de doutoramento (na área de investigação perfilada);

- em curso de não graduação, oferecido a alunos formados em área relacionada com o tema deste concurso.

A preferência no processo de seleção será dada a candidatos com sólidos conhecimentos e experiência no desenvolvimento de conversores de potência e sistemas de aquisição de dados e condicionamento de sinal relacionados; software de simulação de circuitos PSIM (PowerSys) e LTSpice (Analog Devices); familiaridade com softwares de análise de elementos finitos, como J-MAG (JSOL); microcontrolador e programação DSP para conversores de energia. Também é necessário bom domínio do inglês escrito e falado.

Plano de trabalhosO projeto MEGASOLAR visa a investigação e o desenvolvimento de novas soluções de conversão de energia em centrais fotovoltaicas (FV) de altíssima potência (> 50 MW), que podem ser integradas numa plataforma de eletrónica de potência que integra as funcionalidades de ligação à rede eléctrica e energia gestão de armazenamento. Nesse contexto, as tarefas esperadas do bolsista são especificamente:

- Simulação e avaliação de conversores eletrônicos de potência, para aplicação em plantas fotovoltaicas;

- Desenvolvimento de protótipos laboratoriais de conversores eletrônicos de potência, para aplicação em plantas fotovoltaicas;

- Teste e validação de protótipos de laboratório de conversores eletrônicos de potência, para aplicação em plantas fotovoltaicas;

- Divulgação dos resultados em congressos e publicações científicas, e elaboração de relatórios e apresentações sobre as atividades desenvolvidas.

Local de TrabalhoO trabalho será desenvolvido no Grupo de Energia e Electrónica de Potência (GEPE) do Centro ALGORITMI, da Escola Superior de Engenharia da Universidade do Minho.

Duração da bolsa9 meses, a partir de 1º de janeiro de 2022. Será possível prorrogar a vigência do contrato por períodos adicionais de até 09 meses. Em nenhuma hipótese a bolsa poderá ser estendida além da duração máxima do projeto, que é devido até o final de 2023.

 

07/12/2021 , Por COMPETE 2020