Bolsa de Investigação para Mestre | THEIA

A Faculdade de Ciências da Universidade do Porto abre concurso para atribuição de uma Bolsa de Investigação para Mestre em Informática ou área similar, no âmbito do projeto  THEIA: Automated Perception, financiado através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER), da União Europeia através do POCI - Programa Operacional Competitividade e Internacionalização (COMPETE 2020), do Portugal 2020.

Período da candidatura: O concurso encontra-se aberto no período de 28 de abril a 11 de maio 2022

Requisitos de admissãoRequisito nº 1: - Possuir um mestrado em Ciência da Computação ou área similar.

e Requisito nº 2: - Estar matriculado em um doutorado. curso na área de Ciência da Computação ou similar, com comprovação no ato da contratação.

ou

- Estar matriculado num curso que não confere grau académico no âmbito do projeto educativo de uma instituição de ensino superior, desenvolvido em associação ou cooperação com uma ou várias unidades de I&D, mediante comprovativo no ato da contratação.

Nota: No caso de mestres que se encontrem inscritos em cursos que não conferem grau académico, a bolsa de investigação só pode ser atribuída a quem não ultrapasse, com a celebração do contrato de bolsa de investigação em causa, incluindo eventuais renovações, um período de dois anos neste tipo de bolsa, consecutiva ou interpolada.

Embora os beneficiários devam estar inscritos num ciclo de estudos conducente à atribuição de grau académico ou em curso que não confira o grau académico, no momento da candidatura não é necessário que o candidato tenha feito tal inscrição, e comprovativo de inscrição deverá ser apresentada até a contratação da bolsa. Os candidatos apenas são obrigados a cumprir os requisitos para se inscrever na oferta formativa. Caso haja candidatos já inscritos (inclusive cursando curso), eles concorrem em pé de igualdade com os não inscritos.

Requisitos de Contratação: Caso a qualificação tenha sido concedida por instituição de ensino superior estrangeira, terá de ser reconhecida por instituição de ensino superior portuguesa, nos termos do disposto no artigo 25.º do Decreto-Lei n.º 66/2018, de 16 de agosto, que aprova o regime jurídico do reconhecimento dos graus e diplomas académicos do Ensino Superior, conferidos por instituições de ensino superior estrangeiras, e alínea e) do n.º 2 do artigo 4.º do Decreto-Lei n.º 60/2018, de 3 de agosto, sendo qualquer formalidades nele estabelecidas cumpridas até a data do ato de contratação.

Plano de trabalhosDesenvolvimento e aplicação de sistemas explicáveis no contexto de veículos autoguiados. Vigilância tecnológica, exploração de outros produtos no mercado e protótipos na literatura. Aquisição de conhecimentos críticos em sistemas explicáveis. Design e especificações técnicas relacionadas a sistemas explicáveis. Desenvolvimento de protótipos laboratoriais, validação experimental e prova de conceitos.

Local de TrabalhoO trabalho será desenvolvido no Departamento de Informática da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, sob a orientação da Professora Inês Dutra.

Duração da bolsaEsta bolsa terá a duração de 6 meses, com início em junho de 2022 em regime de exclusividade, eventualmente renovável, mas não ultrapassando a data de conclusão do projeto.

 

 

28/04/2022 , Por COMPETE 2020