Bolsa de Investigação para Mestre | POWER

A Universidade de Coimbra abre concurso para atribuição de uma Bolsa de Investigação para Mestres em Engenharia Informática, no âmbito do projeto  POWER - Empowering a Digital Future, financiado através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER), da União Europeia através do POCI - Programa Operacional Competitividade e Internacionalização (COMPETE 2020), do Portugal 2020.

Período da candidatura: O concurso encontra-se aberto de 9 a 20 de janeiro de 2023.

Requisitos de admissão: Alunos inscritos em Doutoramento em Engenharia Informática. 

Ainda que os(as) destinatários(as) tenham de estar inscritos num ciclo de estudos conducente à atribuição de grau académico, não é exigido no momento da candidatura que o candidato(a) tenha efetuado essa inscrição prévia, sendo que a prova de inscrição deve ser efetuada até à contratualização da bolsa. Aos candidatos apenas é exigido que cumpram os requisitos para se virem a inscrever na oferta formativa. Se existirem candidatos já inscritos (incluindo a frequentar um curso), estes concorrem ao concurso em pé de igualdade com aqueles que não se encontram inscritos.

Plano de trabalhosPesquisa sobre orquestração de serviços para o continuum Cloud-to-Edge. Além da aquisição de conhecimentos no domínio científico, esperase que o bolseiro adquira aptidões em metodologia de investigação científica adequada e trabalho em equipa. 

Atividades planeadas:

- Análise de orquestração para o continuum Cloud-to-Edge;

- Avaliação da aplicação de técnicas de Aprendizagem Computacional para serviços cognitivos;

- Avaliação de soluções baseadas em IA para o continuum Cloud-to-Edge.

Local de trabalho e Orientação científicaO trabalho será desenvolvido no Departamento de Engenharia Informática da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra>, sob a orientação científica da  Professora Karima Daniela Velasquez Castro.

Duração da bolsa Cinco (5) meses, não podendo prolongar-se para além da data de fim do projeto (30-06-2023). Eventualmente renovável.

09/01/2023 , Por COMPETE 2020