Bolsa de Investigação para Licenciado | POWER

A Universidade de Coimbra abre concurso para atribuição de uma Bolsa de Investigação para Licenciado em  Engenharia Informática ou similar, no âmbito do projeto POWER - Empowering a Digital Future, financiado através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER), da União Europeia através do POCI - Programa Operacional Competitividade e Internacionalização (COMPETE 2020), do Portugal 2020.

Período da candidatura: O concurso encontra-se aberto no período de 7 a 22 de junho 2022.

Requisitos de admissão: Licenciatura em Engenharia Informática ou similar, matriculado num Mestrado em Engenharia Informática ou similar.

Embora os beneficiários devam estar inscritos num ciclo de estudos conducente à atribuição de um grau académico, no momento da candidatura não é necessário que o candidato tenha feito tal inscrição, devendo ser apresentado o comprovativo de inscrição até à contratualização da bolsa. Os candidatos apenas são obrigados a cumprir os requisitos para se inscrever na oferta formativa. Caso haja candidatos já inscritos (inclusive cursando curso), eles concorrem em pé de igualdade com os não inscritos.

Plano de trabalhos: Muitas empresas vêm adotando o DevOps, um conjunto de práticas que abordam o desenvolvimento de software (Dev) e as operações de TI (Ops). Espera-se que a integração mais estreita entre desenvolvimento, implantação e manutenção reduza os tempos de ciclo e aumente a qualidade. Mais recentemente, surgiram novas preocupações, com a crescente incorporação de inteligência artificial (IA) em produtos de software, nomeadamente técnicas de machine learning (ML). Isso levanta novos desafios, como o desenvolvimento, teste, implantação e controle de versão dos modelos e dados usados para treiná-los. Além disso, à medida que a segurança cibernética se torna crítica, o processo de desenvolvimento de software deve agora empregar técnicas de “segurança por design” desde o início. Isso significa que o DevOps está se transformando rapidamente em DevSecMLOps, o que requer uma governança adequada do processo, das pessoas e da tecnologia envolvida.

O principal objetivo desta tese é estudar as várias áreas mencionadas acima e projetar um processo DevSecMLOps que as integre de forma coerente. Tal processo deve ser modular e suportar níveis de maturidade inspirados no CMMI para as diversas áreas, permitindo que as empresas que o adotam planeiam um início e uma evolução faseados com base nas prioridades do negócio.

Plano de trabalho:

- Criar o primeiro rascunho do processo e documentação do DevSecMLOps e demonstrar como apoiá-lo em ferramentas de software prontamente disponíveis;

- Experimentar/discutir o processo em casos de uso de teste e recolher feedback;

- Aprimoramento do rascunho do processo DevSecMLOps;

- Redação de documentação científica sobre o trabalho.

Local de trabalhoDepartamento de Engenharia Informática da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra.

Duração da bolsa6 meses. Eventualmente renovável.

07/06/2022 , Por COMPETE 2020