Bolsa de Investigação para Mestre/Licenciado | Warehouse of the Future

A Universidade de Coimbra abre concurso para atribuição de uma Bolsa de Investigação para Mestre/Licenciado em Engenharia e Gestão Industrial ou área conexa considerada adequada aos objetivos da bolsa, no âmbito do projeto Warehouse of the Future (WoF): Novos sistemas inteligentes, conectados, flexíveis e eficientes para o armazém do futuro, financiado através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER), da União Europeia através do POCI - Programa Operacional Competitividade e Internacionalização (COMPETE 2020), do Portugal 2020.

Período da candidatura: O concurso encontra-se aberto de 10 a 23 de novembro 2022.

Requisitos de admissão:  Mestre em Engenharia e Gestão Industrial ou área conexa considerada adequada aos objetivos da bolsa, inscrito em curso não conferente de grau ou em programa doutoral em Engenharia e Gestão Industrial ou área conexa; Licenciado em Engenharia e Gestão Industrial ou área conexa, inscrito em curso de Mestrado em Engenharia e Gestão Industrial ou área conexa. 

Será dada preferência a candidatos com grau de mestre e só serão contratados candidatos com grau de licenciado caso não se candidatem mestres, ou no caso de se candidatarem, que estes últimos não sejam da área de formação pretendida e/ou não possuam experiência que se refere acima.  

O curso não conferente de grau académico deverá estar relacionado com o tipo de atividade da bolsa.

Consideram-se «Cursos não conferentes de grau académico» os cursos a que se refere a alínea e) do n.º 3 do artigo 4.º do Decreto-Lei n.º 74/2006, de 24 de março, na sua redação atual, desde que desenvolvidos em associação ou cooperação entre a instituição de ensino superior e uma ou várias unidades de I&D, de acordo com o previsto na alínea e) do Artigo 3.º do Regulamento de Bolsas de Investigação da FCT.

Ainda que os(as) destinatários(as) tenham de estar inscritos num ciclo de estudos conducente à atribuição de grau académico ou em curso não conferente de grau académico, não é exigido no momento da candidatura que o candidato(a) tenha efetuado essa inscrição prévia, sendo que a prova de inscrição deve ser efetuada até à contratualização da bolsa. Aos candidatos apenas é exigido que cumpram os requisitos para se virem a inscrever na oferta formativa. Se existirem candidatos já inscritos (incluindo a frequentar um curso), estes concorrem ao concurso em pé de igualdade com aqueles que não se encontram inscritos.

Plano de trabalhos

1. Estudo e a definição de estratégias de routing na definição de áreas de picking em armazém robotizado ou colaborativo.

2. Estudo e desenvolvimento de novos conceitos e modelos para planeamento de rotas.

3. Estudo e desenvolvimento de técnicas de investigação operacional (modelos de programação matemática e/ou meta-heurísticas e/ou estratégias de hibridização e de otimização-simulação) de forma a suportar instâncias de grande dimensão.

4. Escrita de dois artigos científico.

Local de trabalho e Orientação científica: O  plano  de  trabalhos  será desenvolvido  no  Departamento de Engenharia Mecânica da Universidade de Coimbra>,  sob  a orientação científica do Professor Cristóvão Silva e Professor Telmo Miguel Pires Pinto.

Duração da bolsa 6 meses, eventualmente renovável até ao términus do Projeto 30-06-2023.

10/11/2022 , Por COMPETE 2020