Balestrand Pharma: a nova start-up farmacêutica na região centro de Portugal

O projeto visa a criação de uma unidade fabril para a fabricação e lançamento de inovadores produtos farmacêuticos, criando 17 novos postos de trabalho, num investimento total de cerca de 3 milhões de euros, em parte cofinanciado pelo COMPETE 2020.

 

1. Apoio do COMPETE 2020

O presente projeto foi cofinanciado pelo COMPETE 2020 – Programa Operacional Competitividade e Internacionalização no âmbito do Sistema de Incentivos à Inovação Produtiva.  O projeto envolveu um investimento elegível de 2.573 mil euros, dos quais 1.544 mil euros são provenientes do FEDER - Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.

 

2. Síntese

A Balestrand Pharma é uma start-up da indústria farmacêutica em fase de desenvolvimento acelerado. O projeto de investimento visa a criação de uma nova unidade industrial de elevada eficiência produtiva, orientada ao mercado global, com produtos inovadores nas áreas dos biomateriais, antimicrobianos e cicatrizantes, dermatologia dos cuidados oncológicos; saúde oral e dispositivos médicos para cirurgia plástica.

Motivados pela paixão dos sócios, Jorge Félix e Vital Neto, para impactar a saúde global, têm como objetivo “desenvolver e lançar no mercado cerca de 10 produtos inovadores até 2018”. A Balestrand Pharma resolve pela marca própria com o objetivo de atribuir uma identidade aos seus produtos, com o intuito de ser reconhecida como uma marca forte no mercado, que seja sinónimo de qualidade, credibilidade, fiabilidade e inovação. A estratégia contempla a criação de parcerias com vista ao incremento gradual do volume de negócios, com 70% direcionado para os mercados internacionais.

A proposta de valor será desenvolvida em torno de diferenciação e escala que permitam buscar a liderança no mercado dos biomateriais para cicatrização de feridas e produtos dermatológicos para abordagem da toxicidade cutânea causada por alguns medicamentos oncológicos.

A implementação de uma nova unidade fabril na região centro de Portugal, inovadora e altamente eficiente, dotada de meios técnicos e tecnológicos avançados, contempla a realização de um investimento total de cerca de 3 milhões de euros, em parte financiado pelo Sistema de Incentivos à Inovação Produtiva do COMPETE 2020 – Programa Operacional Competitividade e Internacionalização. Na primeira fase do projeto serão criados 17 novos postos de trabalho.

A Balestrand Pharma propõe-se conquistar uma posição de destaque no mercado interno e externo, investindo de forma consistente e sustentada, apostando na inovação e na investigação e desenvolvimento, como motor de crescimento e geração de valor para a sociedade Portuguesa.

Para Jorge Félix e Vital Neto, o apoio do COMPETE 2020 reveste-se da maior importância em três eixos:

  1. A facilitação do acesso aos fundos em condições vantajosas que permitem a implementação mais célere do projeto, minimizando os riscos do investimento. 
  2. Coresponsabilização, fundamental na fase de implementação e definição de metas ambiciosas e auditáveis. 
  3. Reconhecimento da capacidade através do processo de seleção de candidaturas e estímulo face à ambição de crescimento económico.

Os sócios da Balestrand Pharma desejam “celebrar em conjunto com o COMPETE 2020 essa primeira conquista, e entendemos todo o esforço do COMPETE 2020 ao qual iremos corresponder com um esforço de inovação e competitividade, que proporcione prosperidade para Portugal.”

  • Equipa & Entidades do SCTN

A equipa de gestão da Balestrand Pharma conta com uma larga experiência no setor, possuindo skills e competências em variadas áreas, consubstanciando uma importante e crucial mais-valia ao nível do desenvolvimento de novos e inovadores produtos que aliados às valências técnicas ao nível das atividades de I&D, nomeadamente as ligadas às competências de Engenharia do Produto e do Processo das entidades do SCTN (Sistema Cientifico e Tecnológico Nacional) selecionadas, permitirão à empresa potenciar mais-valias no processo e no produto, fator determinante para o seu sucesso no mercado.

  • Inovação e Investigação &Desenvolvimento

A Balestrand Pharma adota uma postura pró-ativa no âmbito da procura e desenvolvimento constante de produtos inovadores, alicerçados em processos de I&D desenvolvidos intramuros e através da transferência e aplicação de conhecimento através da interação com entidades do SCTN, que lhe permita oferecer ao mercado produtos inovadores, e por isso mesmo diferenciados, mas simultaneamente adaptados à realidade de cada mercado ou segmento de mercado que se pretende alcançar, um importante fator de sustentabilidade da sua competitividade no mercado, capaz de proporcionar importantes níveis de retorno.

A inovação é um requisito fundamental para que a Balestrand Pharma se assuma como um player de referência no contexto mundial, sendo vital capacitar a empresa através da procura de inovações mediante processos de I&D que conduzam ao desenvolvimento de produtos com novos inputs e/ou melhorias ao nível dos processos.

Neste sentido, a Inovação e a Investigação & Desenvolvimento surgem como uma área de competitividade crítica, no sentido de que é crucial as empresas serem pró-ativas, estarem atentas às oportunidades que se detetem e novos desenvolvimentos técnicos e tecnológicos que surjam e que permitam encontrar soluções não exploradas pela concorrência, por forma a assegurar a sua competitividade, visando a satisfação do volume de potenciais encomendas angariadas nos mercados-alvo selecionados. 

  • Mercados

Em termos geográficos, de acordo com o estudo prévio dos mercados com maior apetência para os produtos, a Balestrand Pharma definiu como objetivos comerciais os mercados do Brasil, Espanha, França, Itália, Coreia do Sul, Índia e israel.

11/10/2016 , Por Cátia Silva Pinto
Portugal 2020
COMPETE 2020
União Europeia