Como pode Portugal exportar 50% do PIB

Uma das alavancas para o aumento das exportações são os fundos europeus do Portugal 2020, sobretudo o COMPETE 2020, o programa para a competitividade e internacionalização. Pelas últimas contas deste programa operacional, que é o maior financiador dos sistemas de incentivos ao investimento empresarial, já foram aprovados cerca de 1500 projetos, envolvendo incentivos próximos de 1,2 mil milhões de euros. 

O presidente do COMPETE 2020, Jaime Andrez, destaca 750 empresas que preveem fazer crescer as suas exportações em cerca de 2,7 mil milhões de euros. Tal corresponde a um aumento da intensidade exportadora para 69%, ou seja, mais de dois terços do volume de negócios, valores muito superiores aos registados para a totalidade da economia. A estes números acrescem as mais de 1600 empresas participantes em projetos conjuntos, que, por sua vez, associam um aumento de cerca de 1,3 mil milhões de euros em exportações.

Precisamos de investimento, muito mais investimento, associado ao reforço da capacidade competitiva das empresas, que passa pela inovação, por um melhor posicionamento na cadeia de valor e por uma maior internacionalização. Naturalmente será necessário que o investimento se dirija também para a capacitação das empresas de forma global, na organização, no marketing, nas competências, enfim, em todos os fatores imateriais de competitividade, como o conhecimento, a inovação, a diferenciação, a produtividade, informação e comunicação”, defende Jaime Andrez. 

Os projetos já apoiados pelo COMPETE 2020 têm como objetivo aumentar as exportações em 2,7 mil milhões de euros, no que toca a projetos individuais, e em 1,3 mil milhões de euros, no que toca a projetos conjuntos promovidos por associações empresariais.

Consulte o artigo completo, publicado na revista Exame, da autoria de Joana Nunes Mateus.

 

31/05/2016 , Por COMPETE 2020
Portugal 2020
COMPETE 2020
FEEI