Cork-a-Tex: substratos têxteis com incorporação de cortiça

Pretende-se desenvolver produtos inovadores e de elevada performance, entre as empresas do consórcio, que incorporem, em simultâneo, as propriedades dos substratos têxteis ao nível do conforto, toque e aspeto e as mais-valias funcionais da cortiça.

 

1. Síntese

O Cork-a-Tex tem como objetivo o desenvolvimento de substratos têxteis com incorporação de cortiça, através da combinação de materiais têxteis de origem celulósica e poliéster com nano/ micro aditivos de cortiça que também serão alvo de investigação e desenvolvimento neste projeto.

Serão investigadas diferentes vias tecnologias que permitirão o desenvolvimento de:

1. Novas soluções de nano e/ou micro finos/ granulados de cortiça com aptidão para integração em substratos têxteis;

2. Estruturas tipo fio e tecido, revestidos com micro-finos/granulados de cortiça, através de processos de revestimento;

3. Estruturas de tecido com cortiça obtidos por transformação do fio revestido mencionado anteriormente.

Pretende-se desenvolver produtos de elevada performance que incorporem em simultâneo as propriedades dos substratos têxteis ao nível do conforto, toque e aspeto e as mais-valias funcionais dos aditivos de cortiça, leveza, isolamento térmico, anti ácaros, repelência à sujidade e à água e impermeabilidade, que tradicionalmente só são obtidas pela adição de agentes químicos funcionais.

É ainda objetivo promover o conceito eco-friendly e contribuir para o aumento do caracter de sustentabilidade intrínseca dos produtos apresentados pelas empresas, através da utilização da cortiça, recurso natural nacional e emblemático. 

Os produtos resultantes do projeto serão inovadores e com elevado potencial de exploração em diversos mercados, têxtil lar, vestuário, marroquinaria, mobiliário e decoração, etc..

Para alcançar estes objetivos foi constituído um consórcio com as empresas Sedacor, empresa de referência na área da transformação da cortiça, a Têxteis Penedo, especialista na produção e comercialização de Têxteis Lar, e as entidades do SCT, Citeve que apoiará as empresas na investigação e desenvolvimento dos novos produtos e a FEUP que dará apoio na investigação de novas formulações de agentes de ligação, banhos e pastas.

 

2. Enquadramento no COMPETE

> Testemunho | Albertino Oliveira - Diretor Comercial

“Podemos afirmar que o apoio COMPETE neste projeto foi decisivo e um passo muito importante para a Inovação, trabalho em parceria e criação de novos fatores de diferenciação com valor para a Industria Têxtil e de Cortiça nacionais e mesmo europeias, com a incorporação de um produto único, endógeno e sustentável.”

> Sistema de Incentivos à Investigação e Desenvolvimento Tecnológico

Apoiado pelo COMPETE no âmbito do Sistema de Incentivos à I&DT, o projeto Cork-a-Tex envolveu um investimento elegível de cerca de 426 mil euros e um incentivo FEDER de 294 mil euros.

> Parcerias

O Cork-a-Tex é um projeto desenvolvido em co promoção, promovido pela Sedacor em parceria com a empresa Têxteis Penedo e as seguintes entidades do Sistema Cientifico e Tecnológico: CITEVE e a FEUP (LSRE/LCM).

O projeto decorreu entre 1 de janeiro de 2014 e 30 de junho de 2015.

 

3. Resultados

Foram obtidos, como resultados práticos do Cork-a-Tex, várias soluções inovadoras (fios e tecidos) com incorporação de elevada quantidade de micro-finos de cortiça. Com os fios produzidos foram desenvolvidos protótipos de tecidos em tecnologia Jacquard. 

Os produtos resultantes do projeto são radicalmente inovadores, estando neste momento a ser alvo de patente de invenção, e têm um elevado potencial de exploração em diversas aplicações (têxtil lar, vestuário, marroquinaria, mobiliário e decoração), o que irá permitir às empresas entrar em mercados competitivos e com grande potencial de crescimento.

Recentemente, um dos produtos resultantes do Cork-a-Tex, foi premiado pela iniciativa Inovatêxtil com a distinção de “Produto Inovador 2015” (https://www.citeve.pt/artigo/innovator_showcase_produtos) e é finalista dos ITMA Future Materials Awards 2015, na categoria Sustainable Textiles (https://www.futurematerialsawards.com/finalists/).

 

4. Links

Site JPSCORKGROUP | www.jpscorkgroup.com

Site Têxteis Penedo | www.tpenedo.pt

 

 

27/10/2015 , Por Cátia Silva Pinto
COMPETE
União Europeia