Cortiça: um material internacionalmente reconhecido pela qualidade, inovação e benefícios ambientais

1. Síntese

A Amorim Revestimentos definiu que a melhor estratégia passa pela introdução no mercado de produtos inovadores e de elevada qualidade, que permitam a valorização da cortiça, sendo esse o principal objetivo do projeto ”ecoFloor”.

Assim sendo, o projeto tem como principal objetivo o aumento do portfólio da empresa, pela via de inovação tecnológica que permita a produção de novas referências de revestimentos em cortiça.

Deste modo, os investimentos propostos vão no sentido de cumprir os objetivos delineados, uma vez que irão permitir a produção de um novo tipo de revestimentos, que apresentam inegáveis vantagens quando comparados com os revestimentos tradicionais. De facto, a solução em PVC, comercialmente designada de HPS (High Performance Surface), constituiu uma clara desvantagem para a cortiça, enquanto produto eco eficiente, particularmente no que diz respeito aos processos de tratamento em fim de vida.

É também de salientar que ao nível visual, estes novos revestimentos permitem manter o aspeto natural da cortiça, ao contrário do PVC que lhe induz um aspeto plastificado, sendo de destacar a possibilidade de utilizar a própria superfície do revestimento como suporte de texturas diversas por meio de compressão, sem a necessidade adicional de tratamento na superfície deste. Este facto permite não só uma maior eficiência no processo de fabrico como garante a possibilidade de incorporar uma maior variedade de visuais na oferta da empresa.

De facto, esta nova gama de produtos acarreta vantagens de ecoeficiência e de flexibilidade, ao mesmo tempo que garante o mesmo nível de performance em termos de resistência mecânica e à abrasão, relativamente ao revestimento tradicional com acabamento em PVC.

Adicionalmente são de referir os impactos positivos em termos de eficiência energética, uma vez que a utilização do acabamento em Hot Coating, no seu processo de cura, não necessita de qualquer tipo de fonte de energia e o processo de aplicação é muito mais simples do que os processos de acabamento tradicionais, apesar de exigir equipamentos específicos.

 

2. Enquadramento no COMPETE

- Testemunho | Rui Fernandes, CFO Amorim Revestimentos

"A inovação é e continuará a ser um dos principais pilares de desenvolvimento de vantagens competitivas da Amorim Revestimentos presente, de forma constante, na sua agenda de desenvolvimento estratégico, promovendo o crescimento do negócio através de uma constante atualização na relação com os clientes existentes com a exploração do portefólio de artigos e permitindo a captação de novos clientes e novos negócios.

A forte pressão pela competitividade direciona as empresas para uma proposta de valor assente na dinâmica da inovação, do serviço e na capacidade de resposta.

A atuação, segundo esta perspetiva de inovação, apresentando no mercado, de forma continuada, soluções de pavimentos onde a cortiça é um elemento diferenciador e fonte de criação de vantagem competitiva sobre outras categorias de flooring, permitirá suportar a ambição da Amorim Revestimentos no espaço competitivo do flooring mundial.

O COMPETE tem um papel fundamental na dinâmica das empresas a 3 níveis: no estímulo pelas opções de crescimento sustentado e abandono de zonas de conforto de negócio; ao nível económico pela necessidade de suporte a investimentos significativos num espaço de tempo limitado e ao nível da disseminação e partilha do conhecimento, pela abertura a parcerias que suportarão uma crescente abordagem em rede".

- Financiamento

Inserido no âmbito do Sistema de Incentivos à Inovação, o projeto “ecoFloor” conta com um investimento elegível na ordem de 1.685 mil euros, sendo financiado pelo FEDER, através do COMPETE em cerca de 758 mil euros.

A duração do plano de trabalhos prevista inicialmente era de 24 meses, tendo havido um prolongamento do projeto para 26 meses tendo terminado em Julho de 2014.

 

3. Âmbito

O projeto “ecoFloor” surgiu no sentido de dar resposta às necessidades identificadas pela Amorim Revestimentos, no que concerne ao desenvolvimento de um novo revestimento de solo de cortiça multifuncional, mais ecológico, durável, de fácil manutenção e de design customizado.

Foram criados três subprojetos, cada um dedicado a uma característica em particular:

1. Materiais e processos relativos a adesivos para digital printing– desenvolvimento de adesivos para aplicação nos revestimentos de solo após o digital printing, e para posterior aplicação de coatings de proteção da superfície contra as agressões de uso, para otimizar o processo pelo qual se obtém produtos de design customizado.

2. Materiais e processos relativos à funcionalidade resistência à água – melhoramento da resistência à água das juntas, através do desenvolvimento de um novo verniz com características hidrofóbicas, ou através da aditivação de materiais com estas características no aglomerado de cortiça, permitindo a aplicação destes revestimentos em todo o tipo de solos domésticos e técnicos.

3. Materiais e processos relativos à substituição do PVC– desenvolvimento de um novo material mais ecológico, em substituição do PVC, para aplicação no acabamento dos revestimentos de solo.

Contou com a colaboração do CeNTI – Centro de Nanotecnologia e Materiais Técnicos nas atividades de assistência técnico-científica.

 

4. Atividades

O projeto “ecoFloor” foi estruturado segundo as seguintes atividades principais de planeamento e gestão de atividades I&DT:

A1. Coordenação e gestão do projeto

A2. Gestão técnica do projeto

A3. Especificações técnicas do produto        

A4. Investigação de materiais e processos

A5. Provas de conceito e implementação no âmbito do ciclo produtivo

A6. Testes, ensaios e validação      

A7. Promoção e divulgação dos resultados

 

5. Resultados

O projeto “ecoFloor” teve um impacto muito relevante na capacidade de intervenção da Amorim Revestimentos a vários níveis, nomeadamente no aumento das competências da equipa em diferentes áreas:

  • Ao nível de combinações de adesivos e primários de adesão para melhorar propriedades de adesão a substratos difíceis.
  • Ao nível de vernizes com propriedades de repelência à água.
  • Ao nível de polímeros de elevado desempenho para substituição do PVC.
  • Ao nível de tecnologia de Hotmelt para aplicação de revestimentos poliméricos.

O projeto permitiu desenvolver o conhecimento e o know-how para a exploração das tecnologias abordadas, nomeadamente a tecnologia Hotmelt, de forma a abrir portas para outros desenvolvimentos focados nos scale-up e industrialização dos produtos gerados. Adicionalmente, permitiu promover e estimular a inovação e o desenvolvimento de metodologias de conceção e investigação de novos produtos, que permitirão à Amorim Revestimentos manter-se na linha da frente no seu sector de atividade.

Do conhecimento gerado e dos resultados obtidos, pode ainda referir-se que o projeto abriu portas a um novo conjunto de desenvolvimentos e desafios, nomeadamente:

  • Scale-up industrial dos sistemas adesivos alcançados para aplicação no digital printing.
  • Aprofundamento do estudo e otimização do sistema de selagem das juntas dos ladrilhos pela tecnologiaHotmelt.
  • Aplicação do coating de proteção de base TPU nos mais diversos produtos atuais e futuros da Amorim Revestimentos.

 

6. Links

Site: http://www.amorim.com/cor_neg_revistimentos.php

 

Este artigo foi escrito ao abrigo do novo acordo ortográfico.                                                 

Por: Cátia Silva Pinto | Reputação Corporativa & Comunicação

06/04/2015 , Por Cátia Silva Pinto
  • Links Relacionados
  • Site