Fraldas de criança 100% portuguesas ganham prémio europeu de inovação

Para Nuno Ribeiro, CEO da Nunex, o apoio dos fundos comunitários “já começou a dar frutos com o reconhecimento em Paris do carácter inovador e qualitativo dos nossos produtos projetando a empresa junto de vários dos principais compradores internacionais”.

Síntese

A Nunex surge no seio de um grupo com mais de 20 anos de experiência e sucesso no mercado da higiene pessoal. Abriu portas em 2012 e produz fraldas descartáveis para crianças e adultos e outros produtos de higiene pessoal 100% fabricados em Portugal, fornece produtos “private label” para a grande distribuição em cada vez mais mercados internacionais. O seu objetivo é ser uma empresa “worldwide”, com distribuição e reconhecimento mundial.

A estratégia da NUNEX assenta claramente no aumento das competências e capacidades organizacionais, para progredir na sua cadeia de valor, dando uma melhor resposta às solicitações de mercado.

Para um aproveitamento adequado das oportunidades, a NUNEX procura sempre introduzir novas funcionalidades e assegurar uma grande capacidade/flexibilidade para o desenvolvimento de novos produtos, pelo que a inovação de produtos e, os seus processos de suporte são um pilar fundamental de competitividade da empresa.

Com o apoio do COMPETE 2020 no âmbito dos projetos apresentados, a NUNEX introduziu drivers de inovação nos seus processos organizacionais e produtivos. Nomeadamente na capacitação da empresa em desenvolver novos e inovadores produtos, com a introdução de novos métodos organizacionais e de interação com os clientes. Com estes projetos a NUNEX reforçou a sua posição na cadeia de valor, através o carácter inovador dos seus produtos e processos, promovendo ajustamentos de natureza estrutural que vão contribuir para o reforço do seu posicionamento nos clientes internacionais, com impacto relevante ao nível da produtividade, do produto e na criação de emprego qualificado.

Neste contexto, as ações integradas de investimento tecnológico/processos, dinamização de mercados internacionais e de qualificação delineadas, estão alinhadas com o cumprimento dos seguintes objetivos estratégicos:

> O aumento da capacidade produtiva instalada e ganhos de escala, fator relevante na competitividade;

> Desenvolvimento na inovação de tecnologias, técnicas e de materiais aplicáveis ao fabrico de fraldas descartáveis, bem como de outros produtos de higiene, tem permitido a produção de produtos cada vez mais finos e confortáveis, garantindo os níveis desejados de absorção e conforto. Para a NUNEX é fundamental, acompanhar as tendências de mercado e ter a capacidade de converter o conhecimento existente nestes domínios em inovação nos seus processos de desenvolvimento e de fabrico de produtos;

> Acréscimo de garantia de consistência qualitativa de produção e das próprias funcionalidades intrínsecas dos produtos;

> Ser um fornecedor global com maior leque de oferta de produtos, maior flexibilidade produtiva e capacidade de resposta às solicitações da procura, com melhoria dos níveis de serviço em termos de redução dos prazos de entrega definidos;

> Aumento das capacidades colaborativas com os clientes no desenvolvimento de produtos personalizáveis e específicos, dada a minimização do impacto negativo das mudanças de setup induzida pela tecnologia e melhoria dos processos de fabrico – redução de não-conformidades;

> Diminuição do risco de acidentes de trabalho pelo aumento da segurança nas operações fabris;

> Maior cuidado com o Ambiente 

> Valorizar os Recursos Humanos, reforçando competências individuais através da implementação de projetos específicos de formação no âmbito da implementação do modelo LEAN e novas metodologias de trabalho decorrentes da introdução de novas tecnologias no processo de fabrico.

Espera-se com este conjunto de ações tornar a empresa numa “Worlwide” dotada de grande capacidade, flexibilidade, qualidade e competitividade que permita ser uma insígnia neste sector de atividade. Portugal é o habitat natural onde a Nunex pretende ser uma alternativa de grande qualidade à importação existente, contudo o grande foco é a exportação, onde só desta forma será permitido à empresa atingir a dimensão pretendida. 

Estes projetos vêm permitir uma progressão da empresa em novos clientes e mercados internacionais dando sequência às solicitações e contactos estabelecidos para a abordagem a novos mercados para além dos tradicionais, Portugal, Espanha, França, Inglaterra. 

Assim, hoje já se regista vendas para vários novos mercados, como Chipre, Angola, Servia, Alemanha, São Tomé e Príncipe, Camarões, Bulgária, Grécia, Marrocos, China, Moçambique, Suíça e outros. 

A crescente aposta da empresa na internacionalização assume-se como uma das mais importantes estratégias para o crescimento, tanto mais importante, se atendermos a que a economia assume um papel cada vez mais global, caracterizada pela interdependência das economias, pela liberalização e pela globalização dos mercados, traduzindo-se na mundialização da concorrência. Assume-se ainda como vital para a empresa desenvolver estratégias ativas de qualificação que assegurem a sua competitividade num mercado cada vez mais alargado.

 

Apoio do COMPETE 2020 

Para Nuno Ribeiro, CEO da empresa, “a Nunex realizou e ainda continua a realizar vários investimentos avultados, investimentos esses que foram cuidadosamente pensados e projetados. O apoio do COMPETE 2020 veio sem dúvida facilitar e acelerar esta implementação e permitir à empresa crescer mais rapidamente. Este processo já começou a dar frutos, com o reconhecimento em Paris do caracter inovador e qualitativo dos nossos produtos projetando a Nunex junto de vários dos principais compradores internacionais”.

 

Links úteis

Site | Nunex  

Prémio europeu de inovação para fraldas 100% portuguesas in Dinheiro Vivo 

Fraldas portuguesas vencem prémio europeu de inovação in Marketeer 

 

21/10/2016 , Por Cátia Silva Pinto