FruitVinegarDRINK: bebidas à base de vinagre de fruta e sumo de fruta

O apoio do COMPETE permitiu um investimento em produção e transferência do conhecimento, assim como criação de valor baseada na Inovação, com reforço da ligação entre empresas e entidades do sistema científico, contribuindo desta forma para a política nacional de I&DT.

 

1. Síntese

O presente projeto teve como principal objetivo o desenvolvimento de uma gama de bebidas de vinagre de fruta, combinando diferentes tipos de fruta.

Foram desenvolvidos vinagres a partir da fermentação de diferentes frutas e, posteriormente, esses mesmos vinagres foram adicionados de mais fruta, obtendo-se assim uma bebida que irá sofrer uma posterior concentração, concentração essa que permitirá uma mais valia em termos de conservação e distribuição do produto, sendo só necessária uma posterior reconstituição com água para consumo final.

A utilização destas matérias-primas permitiu a obtenção de produtos únicos a nível sensorial, nutricional e funcional que serão uma mais-valia tanto para a Indústria da Fruta como para a Indústria do Vinagre.

Para obtenção destes objetivos houve uma seleção estratégica de parceiros de consórcio com comprovada experiência nas diversas áreas.

O consórcio é constituído por: Frulact, S.A., - promotor líder – especialista no desenvolvimento das bebidas à base de fruta, Mendes Gonçalves S.A., - especialista no processo fermentativo de produção de vinagre de fruta e o Departamento e Centro de Engenharia Biológica da Universidade do Minho – especialista na otimização de processos fermentativos e caracterização das matérias-primas e dos produtos finais (propriedades funcionais, identificação e caracterização de compostos bioativos e propriedades aromáticas).

Com este projeto obteve-se uma gama de produtos inovadores e de grande riqueza nutricional e aromática, aumentando os campos de aplicação de dois importantes sectores, como são a Industria da Fruta e do Vinagre contribuindo para o seu desenvolvimento económico.

 

2. Apoio do COMPETE

> SIAC - Sistema de Apoio a Acções Colectivas

O “FruitVinegarDRINK” é um projeto em consórcio, integrado no PCT Agro-industrial, cofinanciado pelo COMPETE – Programa Operacional Factores de Competitividade no âmbito do Sistema de Apoio às Ações Coletivas (SIAC).

O projeto envolveu um investimento elegível de cerca de 274 mil euros, dos quais 172 mil euros são provenientes do FEDER - Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.  

> Testemunho | Pilar Morais – em representação da Direção de Inovação & Tecnologia da Frulact, S. A.

Conforme testemunha Pilar Morais “o projeto FruitVinegarDRINK teve como principal objetivo o desenvolvimento de uma gama de bebidas à base de vinagre de fruta e sumo de fruta, um produto exportável e internacionalizável. Para garantir o sucesso do projeto, privilegiou-se uma seleção de parceiros de consórcio com comprovada experiência nas diversas áreas estratégicas.

O consórcio foi constituído por: Frulact, S.A., - promotor líder – especialista no desenvolvimento das bebidas à base de fruta, Mendes Gonçalves S.A., - especialista no processo fermentativo de produção de vinagre de fruta e o Departamento e Centro de Engenharia Biológica da Universidade do Minho – especialista na otimização de processos fermentativos e caracterização das matérias-primas e dos produtos finais (propriedades funcionais, identificação e caracterização de compostos bioativos e propriedades aromáticas).

Os resultados do projeto espelham a estratégia desenvolvida pelo consórcio decorrente das tarefas desenvolvidas na Mendes Gonçalves, das experiências de desenvolvimento e industrialização realizadas na Frulact e na adaptação dos resultados obtidos pela Universidade do Minho à realidade industrial.

O apoio financeiro do COMPETE ao projeto FruitVinegarDRINK permitiu um investimento em produção e transferência do conhecimento, assim como criação de valor baseada na Inovação, com reforço da ligação entre empresas e entidades do sistema científico, contribuindo desta forma para a política nacional de I&DT.”

 

3. Descrição do Projeto FruitVinegarDRINK - Novas bebidas de vinagre de fruta e seus concentrados, com diferentes tipos de fruta e processo de fermentação otimizado

3.1. Objetivos

O presente projeto teve como principal objetivo o desenvolvimento de uma gama de bebidas de vinagres com fruta, que conjugam diferentes vinagres de fruta com frutos, que será apresentado ao cliente final sob a forma concentrada, bastando reconstituir com água para consumir.

Pretendeu-se valorizar a fruta e o vinagre, de modo a tirar partido das propriedades aromáticas de diferentes combinações, assim como a obtenção de um produto novo e inovador com propriedades nutricionais e funcionais.

As frutas selecionadas sofreram uma fermentação alcoólica, seguida de uma fermentação acética, cujos processos serão otimizados, de onde resultaram vinagres de fruta diferenciados.

Após a obtenção desses vinagres de fruta, foi desenvolvida uma bebida que resultou da junção desses mesmos vinagres com fruta, bebida essa que sofreu um posterior processo de concentração, de modo a facilitar a conservação e distribuição do produto.

Conseguiu-se obter uma gama de produtos inovadores e de grande riqueza nutricional e aromática, que irão aumentar os campos de aplicação de dois importantes sectores, como são a Industria da Fruta e do Vinagre, contribuindo para o seu desenvolvimento económico. Complementarmente serão desenvolvidos novos vinagres de fruta.

Houve uma caracterização dos compostos voláteis de todas das matérias-primas, assim como do produto acabado, caracterização esta que será correlacionada com os resultados do perfil sensorial do produto final, de modo a tirar conclusões acerca da perceção sensorial e posterior aceitabilidade por parte do consumidor.

Sendo hoje amplamente aceite que os antioxidantes desempenham um papel crucial na prevenção de muitas doenças sendo claramente impulsionadores do mercado global e que os vinagres contêm polifenóis na sua composição, sendo dada particular relevância à quantificação dos compostos fenólicos presentes no produto final.

 

3.2. Etapas

De modo a atingir os objetivos do projeto, foram definidas as seguintes etapas:

  1. Selecção criteriosa das frutas que irão servir de matérias-primas;
  2. Otimização do processo produtivo do vinagre - fermentação alcoólica e fermentação acética;
  3. Desenvolvimento de vinagres de fruta;
  4. Desenvolvimento da bebida de vinagre com fruta;
  5. Preparação do concentrado de bebida de vinagre com fruta;
  6. Estudo das potenciais características funcionais da bebida produzida; Identificação e caracterização de compostos bioativos;
  7. Caracterização dos compostos voláteis das diferentes matérias-primas e do produto final;
  8. Caracterização sensorial do produto acabado e sua correlação com a caracterização aromática determinada instrumentalmente.

 

3.3. Atividades

Foi definido um plano que compreende 6 atividades, sendo 3 de investigação industrial, 2 de desenvolvimento experimental e uma última de divulgação dos resultados do projeto, ao longo de 24 meses.

Esse plano assume a seguinte constituição:

Atividade 1- Estudos Preliminares

- o levantamento das matérias-primas (frutas) passíveis de utilização em vinagres;

- a caracterização físico-química das matérias-primas;

- as limitações atuais do processo produtivo do vinagre; e

- o levantamento do normativo e legislação existente sobre os produtos alimentares em questão.

Atividade 2- Especificações Técnicas

- as especificações técnicas do vinagre à base de fruta;

- as especificações técnicas da bebida de vinagre de fruta;

- as especificações técnicas do concentrado da bebida de vinagre de fruta; e

- as especificações técnicas do processo de fermentação alcoólica e acética.

Atividade 3- Desenvolvimento do Conceito

 - a seleção de novas matérias-primas (frutas) e sua combinação;

- o desenvolvimento do vinagre à base de fruta;

- a optimização do processo produtivo do vinagre - fermentação alcoólica;

- a optimização do processo produtivo do vinagre - fermentação acética;

- o desenvolvimento da bebida de vinagre de fruta; e

- o desenvolvimento do concentrado da bebida de vinagre de fruta.

Atividade 4- Construção de Protótipos

- a adaptação do processo industrial da Mendes Gonçalves para fabrico de vinagre;

- a produção de novos vinagres à base de fruta;

- a preparação da bebida de vinagre à base de fruta (MG); e

- a preparação de concentrado da bebida de fruta e vinagre (FRULACT).

Atividade 5- Testes e Ensaios

 - a caracterização físico-química do vinagre; e

 - a análise sensorial da bebida e do produto à base de concentrado.

Atividade 6- Promoção e Divulgação dos Resultados do Projeto

- a construção e manutenção do website de divulgação dos resultados do projeto;

- a publicação de Artigos Científicos;

- a participação em Congressos Científicos;

- a criação de catálogos técnicos para divulgação dos resultados do projeto nas ações previstas; e

- a dinamização de workshop junto do Pólo Agroalimentar.

 

3.4. Publicação de Artigos Científicos

> Revista científica com arbitragem internacional LWT-Food Science and Technology relativos à produção dos fermentados de frutas.

“Systematic approach for the development of fruit wines from industrially processed fruit concentrates, including optimization of fermentation parameters, chemical characterization and sensory evaluation”

Consulte o artigo: http://www.mendesgoncalves.pt/certificados/artigo_fruit (1) (2).pdf

 

4. Links

Site da Frulact: http://www.frulact.pt

Site da Mendes Gonçalves: http://www.mendesgoncalves.pt

Site da Universidade do Minho: http://www.uminho.pt/

 

22/09/2015 , Por Cátia Silva Pinto