Projeto Innoprovement nas indústrias tradicionais

PT EN

No final do segundo semestre do projeto Innoprovement importa fazer um pequeno balanço e apresentar os próximos passos, tendo sempre em vista o objetivo de melhorar os Instrumentos de Política Pública das PME visando as atividades de inovação e adaptá-las aos requisitos estabelecidos pela I4.0.

Sendo os primeiros meses de organização do projeto e preparação do arranque, desde logo todos os parceiros tiveram um importante desafio a concluir até ao final de 2018, um estudo da região de cada parceiro e a realização de um inquérito da temática da indústria 4.0 (LINK para documento).

Do trabalho efetuado pela equipa do Compete 2020 relativamente ao nosso país, através da consulta aos estudos públicos, nacionais, da União Europeia e de empresas privadas existe um denominador bastante comum, o nosso país tem boas infraestruturas digitais e serviços públicos avançados na disponibilização de soluções I 4.0, mas tem grande necessidade de melhorar as capacidades humanas nestas áreas e até a utilização da internet. Concluindo-se, temos os meios materiais mas necessitamos de melhorar a nossa cultura digital para nos envolvermos nos conceitos da Indústria 4.0.

Foi ainda efetuado um inquérito a 322 PME com projetos aprovados nos Sistemas de Incentivos do Portugal 2020, que na sua maioria indicaram que conhecem os apoios para implementação de soluções de Indústria 4.0, mas apenas cerca de um terço as utilizou. Concluindo-se que ainda existe um longo percurso a percorrer pelas PME para utilizar proficuamente as soluções I 4.0 e pelas entidades públicas para melhorar continuamente a divulgação e o apoio.

Já em 2019 ocorreu o primeiro encontro temático, relativo à eficácia dos apoios publicos à inovação e desenvolvimento na indústria 4.0, que esperamos divulgar os resultados globais numa próxima newsletter. As principais questões estão relacionadas em como se avaliam adequadamente os projetos com investimentos em I.4.0 e posteriormente se medem os seus impactos financeiros e não financeiros, tendo Portugal algumas experiências muito testadas em referenciais de análise e medição de metas, mas ainda nos primeiros passos nos referenciais específicos da I.4.0.

Sendo a dinâmica contínua, estamos já a preparar os nossos contributos para o próximo encontro temático dedicado às indústrias tradicionais, envolvendo empresas (…indicar quais) e os nossos habituais stakeholders (indicar quais), já esta sexta feira no Centro Tecnológico do Calçado e esperando trazer bons contributos dos nossos parceiros para utilização no nosso país.

 

 

 

28/05/2019 , Por COMPETE 2020